Covid-19: Câmara de Cascais entrega macas a corporações de bombeiros e testa operacionais

28-01-2021

Câmara de Cascais entrega macas às corporações de bombeiros do concelho para reforçar a sua capacidade de resposta e intervenção nesta fase da pandemia, em que aqueles equipamentos chegam a ficar retidos durante horas nas urgências hospitalares. Autarquia avança também com testes covid quinzenais aos bombeiros do concelho. (com vídeo)

Foram entregues esta terça-feira quatro macas estruturais, M860, às corporações de Bombeiros de Alcabideche e de Cascais. Nos próximos dias as restantes Associações Humanitárias do Concelho irão também receber macas. 

No total a autarquia encomendou dez macas estruturais e 25 macas de emergências. Tudo para garantir a operacionalidade e a capacidade de socorro e apoio à população.

A Câmara de Cascais vai avançar imediatamente para a testagem massiva dos bombeiros do concelho e da Polícia Municipal, anunciou Carlos Carreiras, presidente da autarquia, no início da reunião do executivo, realizada no dia 26 de janeiro, online.

De acordo com os dados avançados por Miguel Pinto Luz, vice-presidente da CMC, estes testes serão efetivados de 15 em 15 dias a estes grupos que também, de acordo com as alterações recentemente introduzidas do pano nacional de vacinação, constam do segundo grupo prioritário.

Os testes a este universo municipal, à semelhança dos que também serão realizados às escolas de retaguarda, destinadas aos filhos dos trabalhadores de primeira linha vai permitir a deteção precoce de eventuais casos positivos da SARS CoV 2 e garantir bolhas de segurança através do isolamento dos infetados, quebrando as cadeias de transmissão, correspondendo, por outro lado, ao princípio definido pelo presidente, Carlos Carreiras logo no início do surto pandémico de "proteger quem nos protege".

Segundo informou, Miguel Pinto Luz estes testes são de uma nova geração de recolha só nasal o que facilita o processo.