Covid-19: Mafra cria centro de acolhimento de doentes com 70 camas

30-03-2020

A Câmara de Mafra, que ativou o seu Plano de Emergência Municipal, criou um espaço para acolhimento temporário para doentes com covid-19, com 70 camas, no antigo centro de saúde da vila.

Esta câmara do distrito de Lisboa justifica, em comunicado, a necessidade deste espaço "no âmbito das respostas de apoio social de emergência, e atendendo à existência de um elevado número de instituições sociais no concelho, nomeadamente lares e outras estruturas residenciais para pessoas idosas".

Das 70 camas, 40 foram cedidas pelo Exército e 30 pelo Grupo Cultural e Desportivo da Lagoa.

Mafra, que de acordo com último boletim epidemiológico publicado pela autarquia regista 34 casos de infeção, 15 dos quais na Ericeira, ativou hoje o seu Plano Municipal de Emergência, para "garantir a unidade de direção e controlo, bem como uma adequada articulação e coordenação dos agentes de proteção civil e dos organismos e entidades de apoio a empenhar".

Além das medidas já antes implementadas, no âmbito do Plano Municipal de Emergência, estão a ser criadas respostas de apoio social de emergência à população, reforçada a vigilância e patrulhamento em todo o concelho e funcionamento do heliporto municipal para ações de proteção civil ou de socorro.