Dia de muito trabalho para os bombeiros na região de Lisboa com inundações, quedas de muros e árvores e vias interrompidas

20-02-2021

A chuva forte verificada ao longo de todo este sábado provocou algumas inundações nos concelhos de Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra. A situação mais grave verificou-se no concelho de Cascais, onde a Ribeira das Vinhas passou os limites das margens. 

A zona central da vila de Cascais acumulou muita água numa conjugação da forte precipitação com a maré alta e o transbordo da Ribeira das Vinhas, que atravessa a vila. A água invadiu os estabelecimentos comerciais ali existentes e causou danos materiais em cerca de vinte lojas. 

Em Sintra também se verificaram várias inundações em estradas, túneis e arruamentos, com um carro a ficar quase submerso no túnel de Ouressa, em Mem Martins.

Portugal contabilizou hoje 478 ocorrências devido ao mau tempo, sendo os distritos de Lisboa (212), Leiria (55) e Setúbal (46) os mais penalizados. Mau tempo corta circulação de comboio em Cascais e provoca inundações e deslizamentos. Há quase 500 ocorrências.

Num balanço com dados até às 16:00, Pedro Araújo, comandante da Proteção Civil,  acrescentou, relativamente à tipologia das ocorrências, "haver 109 associadas a quedas de árvores, 232 associadas a inundações e 94 a quedas de estruturas, sendo o resto distribuído entre limpezas de via, movimentos de massa, deslizamento de terra e afins".

O responsável da Proteção Civil garantiu "não haver registo de feridos associados às condições meteorológicas".

"O que temos é algumas vias secundárias interrompidas e algumas inundações a provocarem constrangimentos à circulação rodoviária", acrescentou Pedro Araújo.

Marginal de Oeiras esteve cortada, mas já reabriu

A marginal de Oeiras já reabriu à circulação após ter estado hoje cortada ao trânsito durante quase duas horas no sentido Cascais - Lisboa devido à queda de chuva intensa, avançou a Câmara.

"Depois de ter estado encerrada entre a zona do Inatel de Oeiras e Paço de Arcos, no sentido Cascais-Lisboa, a circulação automóvel já está normalizada", informou pelas 16:50 a Câmara Municipal de Oeiras, distrito de Lisboa, numa mensagem publicada na rede social Facebook.

Além do ponto de situação sobre a circulação na marginal, a Câmara de Oeiras reforçou que "está atenta e a dar resposta às ocorrências devido ao mau tempo".

Pelas 14:45, o município alertou que a marginal de Oeiras foi cortada ao trânsito no sentido Cascais - Lisboa devido à queda de chuva intensa, garantindo que estava a tomar todas as diligências para restabelecer a normalidade de circulação.

Interrompida circulação de comboios na Linha de Cascais devido à queda de árvore

A circulação de comboios na Linha de Cascais encontra-se interrompida entre São Pedro do Estoril e Cascais, desde as 12:45 de hoje, devido à "queda de uma árvore de grandes dimensões", avançou fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Os trabalhos de retirada da árvore sobre a via férrea estão a decorrer, com a intervenção de equipas da IP, proteção civil e bombeiros, prevendo-se que a circulação fique normalizada "durante a tarde", disse à Lusa a mesma fonte.

"Face à dimensão da árvore e também dos danos que causou na catenária, ainda vai demorar um pouco", apontou a IP, adiantando a situação das duas vias, com a circulação de comboios interrompida nos dois sentidos da Linha de Cascais entre São Pedro do Estoril e Cascais.

Aviso laranja

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso laranja 13 dos 18 distritos, incluindo toda a costa do país, e a amarelo cinco distritos do interior devido ao mau tempo.

De acordo com o 'site' do instituto, os distritos do litoral, incluindo todo o Algarve, estão sob aviso laranja.

Os avisos laranja devem-se sobretudo à precipitação, embora nos distritos mais a norte, Porto, Braga e Viana do Castelo, se devam também ao vento e à agitação marítima.

Já os distritos de Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança estão sob aviso amarelo, assim como os arquipélagos da Madeira e dos Açores.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem sob alerta amarelo todos os 18 distritos.

A situação de alerta amarelo vai manter-se depois até às 13:00 de domingo.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.