Do novo SUV Coupé da Renault ao Ford Mustang 100% elétrico, a semana recheada de novidades auto

25-09-2020

A semana foi pródiga no lançamento de novos modelos por parte das marcas automóveis. Renault, Ford, Opel, Peugeot e Suzuki foram alguns dos construtores que apostaram na divulgação de novas apostas comerciais.

Começamos pela Renault, que apresentou o Arkana, um original SUV Coupé que vai chegar à Europa com uma motorização híbrida E-TECH de 140 cv.

Em paralelo, o novo modelo surge também com duas variantes a gasolina (TCe 140 e 160 cv), ambas dotadas de sistema micro-híbrido de 12V.

O Renault Arkana será lançado apenas no primeiro semestre de 2021 e distingue-se pelo espaço interior e pelo elevado nível de tecnologia a bordo.

Mustang totalmente elétrico e Puma ST são novidades Ford

A Ford revelou esta semana dois novos modelos: o Puma ST, primeiro SUV desenvolvido pelo departamento de Performance da marca, e o novo Mustang Mach-E GT, a versão mais desportiva do SUV elétrico da Ford,

A versão desportiva do Puma revela-se com design mais musculado e utiliza o mesmo motor do Fiesta ST, isto é um bloco a gasolina de três cilindros, turbo, 1.5 litros Ecoboost, com 200 cv e binário de 320 Nm, acoplado a caixa manual de seis velocidades. Será capaz de uma velocidade máxima de 220 km/h e alcança os 10 km/h em apenas 6,7 segundos. Graças a um sistema de desativação de cilindros, que substitui o mild-hybrid utilizado nas restantes versões.

Chega ao mercado no final do ano e tem já um preço anunciado de 31.000 euros no Reino Unido, substancialmente mais em Portugal. 

Quanto ao Ford Mustang Mach-E GT, equipado com dois motores elétricos, conta com 465 cv e 830 Nm. Promete acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos, mas a velocidade máxima está limitada eletronicamente aos 200 km/h. O Ford Mustang Mach-E GT integra bateria de 88 kWh que lhe permite autonomia de 500 km. Só chega daqui por um ano e ainda não tem preço de comercialização.

O Peugeot mais potente de sempre

Para assinalar os 120 anos da marca, a Peugeot apresentou o 508 Sport Engineered, o modelo mais potente da sua história. Com 360 cv, apresenta-se com motorização híbrida plug-in, em versão hatchback e station wagon, sendo esta a principal novidade face ao protótipo desenvolvido há cerca de um ano.

Junta ao propulsor 1.6 l turbo de quatro cilindros (200 cv às 6000 rpm e 300 Nm às 3000 rpm) dois motores elétricos, de 110 e 113 cv, resultando em 360 cv e 520 Nm de potência combinada. Quanto à transmissão, está a cargo de uma caixa automática de oito velocidades, com a combinação de motores a permitir também tração 4x4. Chega aos 100 km/h em 5,2 segundos, com a velocidade máxima a situar-se nos 250 km/h (limitada eletronicamente). 

Os motores elétricos são alimentados por bateria de 11,5 kWh e 117 kW de potência, com autonomia para 42 km (ciclo WLTP). 

As primeiras unidades chegam ao mercado europeu em outubro, não havendo ainda previsão de datas e preços para Portugal.

Opel Mokka já disponível em Portugal

O novo Opel Mokka destaca-se pelas proporções, com uma carroçaria larga e projeções curtas. O inegável apelo deste modelo compacto de 4,15 metros de comprimento começa logo pela secção dianteira, onde está em evidência o inconfundível Opel Vizor.  A designação do modelo surge pela primeira vez colocado ao centro da tampa da bagageira, recorrendo a um tipo de letra moderno e muito técnico.

O interior reflete igualmente a filosofia de um novo 'design' simplificado e puro. O novo Opel Pure Panel integra dois ecrãs digitais de grandes dimensões e está centrado no que é essencial. Ao contrário de tabliês sobrecarregados de informações e comandos, o Pure Panel apresenta um 'design' claro, bem estruturado, facilmente interpretável. 

Pela primeira vez na História da Opel, um modelo está disponível logo desde o lançamento em versão elétrica e em versões a gasolina e gasóleo, graças à plataforma multi-energia CMP. O Mokka-e a bateria possui um motor elétrico de 100 kW (136 cv) de potência e 260 Nm de binário instantâneo. Com uma bateria de 50 kWh de capacidade, garante autonomia até 324 km (WLTP1) e está preparado para variadas opções de recarregamento.

A gama de motores térmicos, a gasolina (1.2 Turbo) e a gasóleo (1.5 Turbo), abrange potências que vão de 100 a 130 cv. A versão de entrada (Opel Mokka 1.2 Turbo Business Edition, de 100 cv) tem preço anunciado de 21.100€, enquanto a versáo elétrica está disponível a partir de 36.100€.

Opel Corsa regressa aos ralies 

Esta semana a Opel apresentou também o novo Corsa Rally4, projetado para clientes que pretendam disputar ralis de âmbito nacional e internacional, surgindo na esteira do ADAM R2, modelo com o qual a marca conquistou quatro títulos europeus de ralis consecutivos da categoria júnior, entre 2015 e 2018. 

Em vez do motor 'atmosférico' de quatro cilindros que equipava o ADAM R2, o Corsa Rally4 recorre a um extremamente eficiente 1.2 Turbo, a gasolina, com três cilindros. Baseado no motor de produção em série, a versão de ralis conta com uma gestão eletrónica Magneti Marelli, alcançando a potência de 208 cv e 290 Nm de binário máximo. A tração é feita às rodas dianteiras, através de um diferencial autoblocante ajustável, de três vias, e uma caixa sequencial de cinco velocidades. Específica para ralis, a suspensão recorre a molas Eibach e amortecedores Öhlins, sendo totalmente ajustável.

O Corolla da Suzuki chama-se Swace

O Swace é o segundo veículo a ser fornecido à Suzuki pela Toyota Motor Corporation sob um acordo de colaboração entre as duas empresas. As vendas estão previstas iniciar-se na Europa neste inverno.

Desenvolvido a pensar no conforto e na funcionalidade, o interior oferece uma sensação de espaço aberto e confortável, e uma generosa capacidade de bagagem para se adequar a uma variedade de estilos de vida e de necessidades lúdicas.

O design exterior do Swace combina o estilo estável e funcional de uma carrinha com estética desportiva.

O sistema híbrido do Swace combina um motor elétrico potente com um motor a gasolina de 1,8 litros. Permite condução em modo 100% elétrico em pequenos percursos.

Novo SUV Across com tecnologia PHEV

O Suzuki ACROSS alia a estética desportiva, o design sofisticado e o elevado conforto de condução, ao desenvolvimento tecnológico para reduzir à mínima expressão o consumo de combustível e as emissões de poluentes e alcançar um desempenho de elevado nível.

Com 306 cv de potência máxima combinada, no modo cem por cento elétrico, o ACROSS oferece autonomia de 75 quilômetros e atinge os 135 km/h; tudo isso sem consumir uma única gota de combustível e com a possibilidade de poder usufruir de alguns benefícios fiscais, comparando com a aquisição de viaturas movidas a combustíveis convencionais.

O sistema de propulsão do novo Suzuki ACROSS é composto por uma mecânica atmosférica a gasolina, de 2,5 litros de cilindrada e dois motores elétricos, alojados de forma independente em cada eixo. Em conjunto, oferecem uma potência máxima combinada de 225 kW (306 CV), o que permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,0 segundos e atingir uma velocidade máxima de 180 km/h.

O motor térmico de dupla injeção possui 2.487 cm3 e desenvolve uma potência de 136 kW (185 CV) a 6.000 rpm e um binário de 227 Nm entre como 3.200 e 3.700 rpm. A sua missão principal consiste em carregar a bateria e auxiliar o motor elétrico dianteiro quando se conduz a elevada velocidade.

O preço do novo Suzuki ACROSS 2.5L PHEV GLX AWD, incluindo campanha de lançamento é de 56.822 euros. O início da comercialização será no próximo mês de outubro.