Eco Rally leva automóveis elétricos ao Autódromo do Estoril pela primeira vez

06-10-2020

Pedro Morais e Sílvia Coutinho, em BMW i3, são os vencedores da terceira edição do único rally de veículos exclusivamente elétricos em Portugal que durante os dias 3, 4 e 5 de outubro mudou o curso da história do desporto automóvel em Portugal e contou com um recorde de participações.

O Oeiras Eco Rally Portugal 2020 escreveu mais um capítulo na história automóvel de Portugal ao levar, pela primeira vez, uma competição de veículos elétricos ao Autódromo do Estoril. 

A terceira secção do Oeiras Eco Rally Portugal 2020, foi, assim, a primeira prova de regularidade de carros movidos a energias alternativas disputada em circuito fechado no Autódromo do Estoril - que voltou, deste modo, a abrir as suas portas a uma prova de um campeonato do mundo organizado pela FIA. Os vencedores desta secção tiveram direito a uma classificação dedicada, cujos prémios foram atribuídos pela Prio.

Original foi também a iniciativa que permitiu rotular o evento como uma "prova de emissões NEGATIVAS de CO2", já que todos os concorrentes plantaram uma árvore, contribuindo, assim, para a transformação de CO2 em oxigénio e promovendo, com esta ação, um evento de emissões negativas.

Na classificação geral, ao lado de Pedro Morais/ Sílvia Coutinho, os segundos e terceiros lugares foram atribuídos, respetivamente, aos espanhóis Txema Foronda/Pilar Rodas, em VW E-Golf, e à dupla franco-polaca Artur Prusak/Thierry Benchetrit, conduzindo um Opel Corsa-E.

Durante três dias, a etapa portuguesa integrada no campeonato do mundo FIA atendeu ao conjunto de duas componentes, regularidade e consumo, e contou com classificativas, por exemplo, nas serras da Arrábida e de Sintra, passando ainda, de forma inédita, pelo Autódromo do Estoril. 

As equipas participantes tiveram de demonstrar a sua eficácia realizando a melhor gestão possível do consumo ao longo de todo o percurso e assegurar a regularidade, evitando penalizações nos distintos controlos efetuados pela organização da prova que contou com quatro secções, 12 setores seletivos e que finalizou com a disputa da "Marginal de Oeiras Power Stage".

Realizada em parceria pelo CCP e pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), esta é a única prova automóvel realizada em Portugal com preocupações ambientais e ecológicas e contou uma vez mais com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.