Está aí mais uma BTL para mostrar o melhor do turismo nacional e destinos de eleição

28-02-2023

A 33.ª edição da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa vai decorrer entre 01 e 05 de março, na Feira Internacional de Lisboa e a gestora do evento espera que a edição deste ano "uma das melhores de sempre", tendo a área toda ocupada e o maior número de destinos estrangeiros já verificado.

Segundo a gestora da BTL, Dália Palma, a taxa de ocupação de área coberta da feira atinge os 100%. As primeiras a "estarem completamente esgotadas" foram "a área Internacional, a área da hotelaria, dos equipamentos e serviços", que nesta edição estarão espalhadas por quatro pavilhões, disse a gestora.

"Quando refiro que esperamos a melhor edição de sempre refiro-me a estarmos com área total ocupada em termos de área coberta e das expectativas serem bastante positivas. Temos empresas a tentarem entrar na BTL em determinadas áreas e não temos sequer 9m² para lhes vender", reafirmou.

Até porque, acrescentou, há "uma grande representatividade da oferta em termos de destinos internacionais. Não temos no histórico ter atingido esta representatividade de destinos presentes na BTL. São 75 destinos internacionais quer diretamente, quer pelos turismos ou através de 'tour' operadores, que promovem os destinos", disse ainda a gestora da BTL.

TUNÍSIA É DESTINO INTERNANCIONAL DA FEIRA

De acordo com a organização da feira de turismo de Lisboa, citada pelo jornal Público, a Tunísia vai estar em grande destaque na BTL 2023 com "uma programação cultural criada especialmente para o evento".

Esta será a oportunidade para os visitantes ficarem a conhecer mais sobre este país que é já muito procurado pelos portugueses como destino de férias.

Segundo declarações organização da BTL ao Público, além de Djerba, que tem "voos directos frequentes desde 2016", os visitantes terão a oportunidade de conhecer "novos e prometedores destinos como Monastir, Sousse Port, El Kantaoui e Mahdia".

CENTRO DO PAÍS COMO DESTINO NACIONAL 

A região Centro é o Destino Nacional Convidado, um estatuto que se repete, após já o ter sido em 2018, e que lhe permite ter a maior presença de sempre.

No total, entre dois espaços que vai ocupar, a Turismo Centro de Portugal dispõe de cerca de 1000 m² para mostrar aos visitantes e aos profissionais do Turismo as principais valências e mais-valias turísticas da região e dos municípios que a compõem.

O stand principal, com 918 m2, estará localizado no Pavilhão 1 da feira (Stand 1A03). Aqui, a Turismo do Centro promete surpreender pela operacionalidade, arrojo e atratividade do espaço, que procura sair dos lugares-comuns, e tornar a visita ao stand ela própria uma experiência. O stand será o palco de um vasto programa de animação e de apresentações de múltiplos projetos, representativos dos principais produtos turísticos da região e que estão alinhados com as tendências da procura turística e do comportamento do consumidor.

Ao longo dos cinco dias de feira, o stand da Turismo do Centro apresentará um conjunto de apresentações e de ativações de marcas e de produtos turísticos, que prometem surpreender os visitantes e revelar-se como os spots mais criativos da BTL. A programação completa pode ser consultada no site da Turismo do Centro.

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

Em termos de temas centrais da programação na feira, Dália Palma destaca "a sustentabilidade", bem como "a inovação e a área da tecnologia e a formação e requalificação dos recursos humanos", este último um dos temas que mais tem vindo a ser debatido nos últimos anos, dada a sua escassez ser um constrangimento ao desenvolvimento do setor.

"Em termos de áreas temáticas, temos a BTL Cultural porque é uma área que tem vindo a crescer ao longo destas três últimas edições, que tem curadoria da Gulbenkian. Temos a parte do BTL Lab, que é uma área de inovação onde apresentamos as empresas na área da tecnologia. Já tem cerca de quatro anos, mas tem vindo a crescer, sendo cada vez maior a procura. A grande novidade em termos de área temática este ano é a LGBTI+", acrescentou.

Esta última área temática, inserida no reforço da diversidade nas diferentes áreas da oferta nacional da BTL e um segmento cuja procura tem vindo a crescer em Portugal, tem, de acordo com a gestora, a curadoria da Variações - Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal.

"Este ano foi uma feliz coincidência o lançamento desta área porque Portugal ganhou o Euro Pride 2025 por esta associação e vai ser apresentado na BTL este ano", sublinhou Dália Palma.

A responsável abordou ainda a parte de 'hosted buyers' internacionais, um programa que visa apoiar a vinda de compradores internacionais com interesse específico no destino Portugal, que este ano conta com "cerca de 120 operadores internacionais".

"É um crescimento de cerca de 20% relativamente ao ano passado. No ano passado tivemos cerca de 100 'buyers', pois também existiam mercados que estavam fechados. Este ano não, são 26 mercados emissores, entre Europa, Ásia, América e África também".

"Em destaque estará ainda a Bolsa de Formação e Empregabilidade da BTL que tem por objetivo dinamizar o mercado de trabalho no setor, aproximando os empregadores e os candidatos, e procura contribuir para mitigar o problema de falta de mão de obra qualificada no setor do turismo", segundo informação do evento.

Diogo Rocha, único chef com Estrela Michelin na região Centro de Portugal, é uma das estrelas da programação da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na BTL. A Gastronomia, este ano potenciada pelo recente Mapa dos Segredos Gastronómicos, e o Enoturismo são dois eixos centrais do programa.

O chef do restaurante Mesa de Lemos vai protagonizar uma sessão de showcooking e de prova de vinhos do Dão logo no arranque da feira, às 12h30 de dia 1. Uma vez que o reforço da presença digital é uma aposta forte da participação, Diogo Rocha estará acompanhado da catriz e apresentadora Liliana Santos, num momento de interação que irá marcar o primeiro dia do stand de Viseu Dão Lafões.

Viseu Dão Lafões vai dispor de um espaço próprio na BTL. Situado no Pavilhão 2 da FIL - Feira Internacional de Lisboa, o espaço apresentará uma programação recheada de momentos de interesse para os visitantes, tendo como base a diversidade de produtos turísticos da região e as principais valências turísticas dos 14 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal.

O Turismo Ativo, Desportivo e de Natureza é outro eixo essencial da estratégia de promoção e ocupa também um lugar de referência na programação. Desde logo, o próprio espaço do stand remete o visitante para a presença da Natureza, emulando, de forma simbólica, um bosque com árvores. Está também presente um baloiço, ideal para fotografias "instagramáveis", que convida a visitar as magníficas paisagens da região. Todo o stand é também ladeado pela representação das ecopistas, imagem de marca do território.

A Bolsa de Turismo de Lisboa realiza-se de 1 a 5 março do próximo ano, na FIL- Parque das Nações. Os primeiros dois dias são dedicados exclusivamente aos profissionais do setor e, os dias de fim-de semana, ao público em geral, para dar a conhecer as ofertas turísticas das regiões de Portugal e dos destinos internacionais presentes.