Está de volta o festival que abre os portões dos jardins de Lisboa

21-05-2021

Decorre neste e no próximo fim de semana em Lisboa e tem entrada gratuita. O Festival Jardins Abertos, tal como o próprio nome indica, vai abrir os portões de muitos jardins públicos e privados que habitualmente não são visitáveis pelo público. Uma oportunidade única para percorrer alguns dos espaços mais bonitos da capital.

O projeto social Lisboa Jardins Abertos nasceu em 2017 que tem como objetivo a sensibilização para a preservação dos espaços verdes, favorecendo a integração comunitária e o conhecimento da natureza no contexto urbano e global.

A colaboração entre profissionais da jardinagem, paisagismo, cultura e sustentabilidade permitiu a organização de um festival em que os portões dos jardins mais bonitos da cidade de Lisboa são abertos gratuitamente ao público.

Em 2020 as circunstâncias mudaram, mas a natureza não foi cancelada. Assim, inseridas na programação da Lisboa Capital Verde Europeia, as edições do festival Jardins Abertos aconteceram ao longo de dois fins de semana consecutivos, em formato presencial e virtual, contando com mais de 19 000 participações presenciais e mais de 200 000 participações virtuais.

Nos próximos dias 22, 23, 29 e 30 maio, os portões de alguns dos jardins mais bonitos da cidade vão ser abertos. O Museu Nacional do Traje associa-se a este projeto e, a entrada no Parque Botânico do Monteiro-Mor é gratuita das 10h00 às 18h00. Nesta edição do festival, vai ser possível visitar, pela primeira vez, o Claustro do Convento de Chelas.

A Agrofloresta da Bela Flor, o Cemitério Britânico, a Estufa Fria de Lisboa, o Jardim do Tribunal Constitucional ou o Jardim do Centro Ismaili são outros dos jardins que podem ser visitados no âmbito do festival. À semelhança de anos anteriores, o evento vai terminar com um mercado ao ar livre, na Praça do Príncipe Real.

Em jardinsabertos.com pode consultar a programação completa bem como as regras para as visitas, sendo que muitas delas obrigam a inscrição prévia.