Exposição imersiva dedicada a Da Vinci e Michelangelo a não perder na Mãe D'Água das Amoreiras
Mostra multimédia com assinatura do atelier OCUBO, preenche espaço interior do Reservatório da Mãe D'Água das Amoreiras com algumas das obras mais conhecidas de Michelangelo e Da Vinci, como 'A Criação de Adão' - o fresco pintado no teto da Capela Sistina - ou o famoso desenho do 'Homem Vitruviano'.

Com o formato multissensorial aliado ao carácter lúdico e à componente pedagógica, faz com que Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci, da autoria do atelier OCUBO - especializado em projetos de vídeo mapping, luz e tecnologia - proporcione aos mais e menos jovens, em ambiente informal e descontraído, uma oportunidade única de conhecerem melhor o imaginário de dois importantes artistas renascentistas: Michelangelo e Leonardo Da Vinci.
A mostra de arte imersiva, que conta com a parceria do Museu da Água e da EPAL, pode ser vista entre 1 de julho e 29 de agosto de 2021, de terça a domingo, no Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras, em Lisboa.
A envolvência intrínseca do lugar cativa desde logo pela atmosfera arquitetónica do edifício da cisterna, com a cascata, o espelho de água e as colunas que sustentam um teto de abóbadas a servirem de cenário para um espetáculo contínuo de coloridas e animadas projeções 360º e de vídeo mapping. Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci será assim o segundo momento da Immersivus Gallery Lisboa, que conta ainda com a apresentação em alternância horária da mostra multimédia Impressive Monet & Brilliant Klimt.

Michelangelo, "O Divino"
Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci começa pelo legado de Michelangelo (Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, 1475-1564). A obra do artista é percorrida desde os primórdios da atividade criativa, passando pelas influências que o marcaram nas diversas vertentes artísticas: pintura, escultura e arquitetura. Nesta paleta digital criada pelo OCUBO são exibidas várias das suas obras icónicas, como a mão do fresco de A Criação de Adão (1511) ou as esculturas de David (1501), de Baco (1596) e de Pietà (1498). Constam, também, referências ao conjunto de pinturas que figuram no Teto da Capela Sistina (1508-1512), onde é possível observar O Dilúvio e O Juízo Final.
O génio de Da Vinci em 360º
A experiência, com um cunho de circularidade, prossegue com a origem das ideias de vanguarda do outro génio do binómio expositivo, Leonardo Da Vinci (Leonardo di Ser Piero da Vinci, 1452-1519). É aqui que o OCUBO propõe uma viagem pela mente do inquieto artista visionário, por via de um espetáculo visual com recurso aos seus escritos, pesquisas, invenções e estudos - onde se incluem o Codex Leicester e o Codex Atlanticus -, até às suas principais obras, com destaque para Homem Vitruviano (1490), A Última Ceia (1495-98) e a mais do que representativa Mona Lisa (1503 -06). Não faltam, também, referências a algumas pinturas de cunho cristão, como A anunciação, Salvator Mundi ou São João Batista, assim como à Batalha de Anghiari, uma das obras mais enigmáticas de Da Vinci.
Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci conta com três sessões por dia, de terça a sexta-feira, às 16h30, 18h30 e 20h30. Sábados, domingos e feriados realiza-se às 14h30, 16h30 e 18h30. Os bilhetes custam 15 euros, mas há entradas de preço reduzido (12 euros) para visitantes dos 4 aos 17 anos, seniores com mais de 65 anos, estudantes e residentes no concelho de Lisboa.
O "pack de família" (10 euros por pessoa) é válido para dois adultos e uma ou mais crianças/jovens dos 4 aos 17 anos. Existe ainda um bilhete Premium (20 euros), disponível até dia 19 de julho, que permite assistir ao espetáculo a partir de uma plataforma flutuante. Crianças até aos 3 anos têm acesso gratuito. Também, no espaço da Immersivus Gallery Lisboa continua a decorrer, em sessões alternadas, a exposição Impressive Monet & Brilliant Klimt.