Félix da Costa e a DS Automobiles celebram título mundial nas ruas de Lisboa

19-10-2020

Campeão de Fórmula E 2019/2020 com a DS TECHEETAH, António Félix da Costa conduziu o seu DS E-TENSE FE20 pelas ruas de Lisboa. Promovendo a cidade de Lisboa, a DS veio ao nosso país comemorar o feito ímpar do piloto português e a aposta na eficiência energética, aproveitando a experiência acumulada na competição automóvel para desenvolver os seus veículos de estrada.

A DS Automobiles celebrou este sábado de manhã, em Lisboa, a conquista, por parte de António Félix da Costa, do Campeonato FIA de Fórmula E, com o evento Lisboa Road Show. Um desfile do DS E-Tense FE 20, o monolugar 100% elétrico conduzido pelo piloto português pelas principais artérias da capital foi o ponto alto desta celebração em torno de uma vitória com sotaque português, mas também da aposta da DS na mais sustentável disciplina do desporto automóvel a nível mundial, o Campeonato FIA de Fórmula E, competição em que a DS Automobiles assegurou os títulos em duas épocas consecutivas.

Tratou-se de um evento inédito promovido num contexto em que a mobilidade elétrica e sustentável assume um papel da maior relevância e que promove a própria cidade de Lisboa, sublinhando-se a importância da transição energética.

Com início pelas 10h00, o percurso de cerca de 20 quilómetros levou o DS E - Tense FE 20 a percorrer várias zonas nobres da cidade, com partida junto ao Museus dos Coches (Belém), passando pela Avenida 24 de Julho, Praça do Comércio, Rua da Prata, Rossio, Restauradores, Avenida da Liberdade e Rotunda Marquês de Pombal, regressando ao Museu dos Coches, pelo percurso inverso.

Desde a sua criação em 2015, a DS Automobiles pôs a eletrificação no centro da sua estratégia de produto. Foi também o primeiro construtor automóvel Premium a envolver-se no Campeonato de Fórmula E e tem vindo a bater sucessivamente recordes desde que a modalidade 100% elétrica foi aberta aos construtores. O melhor exemplo deste sucesso da Marca são os campeonatos em 2018-2019 com a DS TECHEETAH e Jean-Éric Vergne, e em 2019-2020 com a DS TECHEETAH e António Félix da Costa. A DS Automobiles tem dominado a competição de monolugares 100% elétricos nas últimas duas épocas, impondo-se a todos os concorrentes, aos construtores premium e generalistas. Facto relevante num campeonato extraordinariamente competitivo é o de, pela primeira vez, estes títulos terem sido conquistados antes da última ronda do calendário.

A DS Automobiles detém agora o recorde de maior número de títulos consecutivos, dois de Equipas e outros tantos Pilotos, o maior número de pole-positions (13) e o maior número de duas primeiras posições na grelha para uma única equipa (dois com a DS TECHEETAH). Paralelamente, e na lista de recordes da marca, é de realçar que a DS Automobiles é o único construtor com vitórias em E-Prix todos os anos desde 2016.

No final da temporada 2019-2020, com quatro vitórias e nove pódios, cinco pole-positions e três voltas mais rápidas em onze E-Prix, a DS alcançou outro record relativo à vantagem pontual com que terminou a temporada face aos mais diretos rivais.

Tornando-se campeão um ano após o título ter sido conquistado por Jean-Éric Vergne, António Félix da Costa também assegurou diversos recordes, com três pole-positions consecutivas e três vitórias consecutivas numa única temporada.

António Félix da Costa e a DS TECHEETAH no Campeonato FIA de Fórmula E 2019-2020

O piloto português de 28 anos, que ostenta o habitual nº 13, estreou-se aos comando do DS E - Tense FE 20 da equipa DS TECHEETAH na Temporada 6 do Campeonato FIA de Fórmula E, em novembro de 2019 em Riyadh, Arábia Saudita. António Félix da Costa disputa o Campeonato FIA de Fórmula E desde a primeira temporada, tendo participado, em mais de seis dezenas de provas, onde alcançou diversas pole-positions, vitórias e outros lugares no pódio.

Depois de, em 2018/2019, ter terminado o Campeonato de Pilotos no 6º lugar, na última temporada António Félix da Costa realizou uma época de luxo e acabou por vencer o Campeonato, num contexto de domínio absoluta da equipa DS TECHEETAH, acumulando recordes e culminando com uma vantagem de 71 pontos para o mais direto rival na competição, sublinhando-se a título de exemplo a prova de Berlim, na qual assegurou a "pole-position", volta mais rapida e vitória na corrida.

Campeã de Fórmula E em 2018-2019 e 2019-2020, a DS TECHEETAH apresentou nesta última temporada um novo monolugar, o DS E-Tense 20, e uma nova imagem.

Em termos técnicos, o DS E-TENSE FE20 é fruto de um profundo trabalho de desenvolvimento e de otimização da maioria dos elementos do anterior DS E-TENSE FE19. A imagem em preto e dourado dos monolugares da DS Techeeta foi reforçada em termos desportivos com a aplicação de elementos das cores e logótipo da equipa, elegantemente distribuídos por diversos pontos do carro.

A tecnologia vencedora na Fórmula E passou a ostentar uma nova decoração, da autoria do DS Design Studio da DS Automobiles, e o DS E-TENSE FE20 passou a encarnar ainda mais um espírito renovado de performance e de ousadia.