Há fado de Coimbra e canções napolitanas para ouvir numa serenata com Carlos Guilherme, em Oeiras

02-09-2020

O Programa "Música no Museu", da Câmara Municipal de Oeiras, apresenta o espetáculo "Serenata - Fado de Coimbra e Canções Napolitanas" com o conceituado cantor lírico e tenor Carlos Guilherme, no dia 6 de setembro, às 16H00, no Museu da Pólvora Negra, localizado na Fábrica da Pólvora de Barcarena.

A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala (80 pessoas) e de acordo com as normas de acesso relativas ao COViD19 impostas pela Direção Geral de Saúde Este espetáculo também poderá ser visto em direto no Facebook do Município.

A Canção de Coimbra é uma expressão que se utiliza para abranger vários géneros musicais tais como a serenata, o "fado", a trova, a balada, os cantos populares.... Também a Canção Napolitana engloba diversas abordagens como sejam a barcarola, a tarantela, a serenata, o canto popular....

A ideia de fazer coabitar neste concerto dois estilos aparentemente muito diferentes, até porque se situam em países diferentes, é evidenciar o paralelismo que se estabelece quanto às canções que se prestam ao estilo SERENATA. Carlos Guilherme, conceituado cantor lírico português e tenor com a maior carreira ainda no ativo, interpreta e reinventa ambos os géneros de forma magistral, neste concerto Serenata.

Recorde-se que o programa "Música no Museu", realizado todos os primeiros domingos de cada mês pelas 16H00, pretende divulgar o Museu da Pólvora Negra e conta mensalmente com um artista diferente, conforme o cartaz do evento em anexo.