Há novas queijadas e travesseiros para provar em Sintra, chamam-se Dona Estefânia

12-12-2019

Em Sintra, no Bairro da Estefânia, junto ao Mercado Municipal, nasceu a primeira casa de queijadas e travesseiros cujo fabrico é efectuado à vista de toda a gente. O conceito está a ser um sucesso e as receitas da doçaria tradicional da região, ali seguidas à risca pelo chef pasteleiro Pedro Gomes, fazem as delícias da clientela. 

"Os clientes podem assistir, através de um vidro, ao fabrico dos famosos travesseiros e queijadas de Sintra, Esta é a grande novidade da fábrica de queijadas e travesseiros Dona Estefânia", diz o chef pasteleiro Pedro Gomes, responsável pela produção de toda a pastelaria. 

Pedro Gomes, 38 anos, tem uma vasta experiência na área, sintrense de gema, filho de uma família ligada há várias décadas ao fabrico de bolos. O chef Pedro diz-se fiel às antigas receitas tradicionais e artesanais, que passaram de geração em geração, quase intocáveis.

Além das tradicionais queijadas e travesseiros, não faltam as famosas broas de mel, areias e bolinhos de canela. Nesta Natal, há ainda que ter em conta o clássico Bolo Rei, batizado "Pedro V", o marido da Dona Estefânia. 

O café Nespresso, o chá, chocolate quente, os famosos chocolates da Arcadia também poderão ser consumidos no local e no verão não faltará gelado a acompanhar as delícias sintrenses.

"Em toda a construção da fábrica e cafetaria houve a preocupação de utilizar materiais produzidos no concelho de Sintra, desde os mosaicos hidráulicos utilizados no chão, à pedra do balcão em liós, os azulejos das paredes, as portas lacadas, cadeiras, caixas, sacos para os bolos, etc. Tudo é sintrense! A alma de Sintra está por todo o lado", diz Paulo Veríssimo, 45 anos, Economista, responsável pelas áreas de gestão, marketing e comunicação do projecto.

A origem da queijada de Sintra remonta à época medieval. Existem registos dos séculos XIII e XIV que as referem como forma de pagamento. O recheio das queijadas é confeccionado com queijo fresco de vaca, açúcar, gemas de ovo, farinha de trigo e um toque da canela. O queijo e os ovos são os ingredientes de eleição das queijadas de Sintra, que depois de enchidas as casquinhas, vão ao forno e já está! Quentes ou frias o importante é comê-las, lentamente...

Apesar de ter raízes que se perdem no tempo, o travesseiro é mais recente. É um doce feito com massa folhada e o recheio é à base de doce de ovos, amêndoa e açúcar; vai ao forno e aí está ele. Antes de comer, de preferência quentinho, é polvilhado com açúcar. 

O travesseiro-bombom de Sintra é uma criação da Dona Estefânia e é obrigatório experimentar!

A Dona Estefânia prevê, ainda, a realização de workshops, sobretudo dirigidos a crianças e jovens do concelho, para ensinar a confeccionar estas iguarias e ajudar a divulgar e manter esta tradição.