Históricos do Rali de Portugal e da Fórmula 1 regressam a Sintra e ao Estoril

04-10-2022

O Rally de Portugal Histórico e um desfile de clássicos na Marginal regressam ao Estoril Classics, evento que reúne as melhores máquinas da história da Fórmula 1 e do Mundial de Ralis.

O Rally de Regularidade Histórica, mas com um caracter bastante desportivo, está de regresso para a sua 16.ª edição. Englobado no âmbito do Estoril Classics, a prova percorre os icónicos caminhos que outrora preenchiam o itinerário do Rally de Portugal.

É uma prova com história, mas a edição deste ano conta com algumas novidades. Haverá uma tarifa de inscrição especial para equipas portuguesas, a possibilidade de se inscrever em hotéis, uma atualização à idade dos carros em prova, um novo módulo de velocidade a ser introduzido, entre tantas outras.

Há tradições que se mantêm e sítios que continuam a apelar à nossa curiosidade. O Rally de Portugal Histórico contará com a partida e chegada nos Jardins do Casino Estoril, assim como a passagem pela famosa noite de Sintra, e ainda uma exibição de slalom no último dia. Como sempre, o percurso é secreto, relevado apenas com pouquíssima antecedência da prova.

Este ano, a prova terá um total de 2.060 quilómetros divididos por quatro etapas, com partida e chegada ao Estoril, envolvendo 73 equipas (mais 10 do que em 2021) de nove nacionalidades diferentes. Entre estas, mais de 80 por cento são estrangeiras, com destaque para o pelotão oriundo de França (36 concorrentes), que se vai juntar a equipas de Portugal, Espanha, Andorra, Bélgica, Suíça, Letónia, Rússia e Grã-Bretanha.

O desafio? Cumprir 43 Especiais de Regularidade Histórica, em estradas e kartódromos da região Centro e Norte, ao volante de automóveis tão lendários como o Porsche 911 (tradicional dominador do Rally de Portugal Histórico, com 10 vitórias em 15 edições), Jaguar E-Type, BMW 2002, Lancia Fulvia, Mercedes SLC, Ford Escort, Alfa Romeo Giulia, entre tantos outros. Do automóvel mais antigo em prova, um 'very british' Austin Healey 100/6 de 1957, guiado pelo belga Denis Duquenne, ao mais recente, o Porsche 911 Carrera 2 do português Sandro Afonso, estão compreendidas mais de três décadas de engenharia e de História do automóvel.

Viagens no tempo

Novamente integrado no programa do Estoril Classics, o Rally de Portugal Histórico tem a partida e a chegada marcada para os belíssimos Jardins do Casino Estoril, com os concorrentes a alinharem as suas viaturas no Hotel Palácio Estoril. O percurso secreto, normalmente duro e seletivo, começou nesta terça-feira, com a primeira etapa da competição a ligar o Estoril à Figueira da Foz, com uma passagem pelo Kartódromo dos Milagres, em Leiria, num percurso total de 254,1 quilómetros (52,95 quilómetros cronometrados). A segunda etapa, na quarta-feira, feriado de 5 de outubro, vai ligar as cidades da Figueira da Foz e Viseu, com passagens por alguns dos locais míticos do Rally de Portugal, como Arganil ou Montalto, num total de 273,5 quilómetros (177,94 em especiais de classificação).

A terceira etapa terá partida e chegada a Viseu, com uma incursão à região do Alto Tâmega, com passagem em Montalegre e uma especial disputada no seu famoso circuito. Da vila barrosã, os concorrentes rumam depois à região do Douro e à cidade de Lamego, antes do regresso a Viseu, que completa uma exigente etapa com quase 400 quilómetros, 176,92 dos quais em modo de competição.

A quarta e derradeira etapa é mais longa de todas e liga Viseu ao Estoril (508,1 quilómetros, 223,51 em especiais), com passagens pela cénica Barragem da Aguieira e pela cidade de Pombal, antes da chegada aos Jardins do Casino do Estoril, já na madrugada de sábado (8 de outubro). Será um momento de realização para os resistentes, mas também de consagração para os vencedores, uma sensação bem conhecida para os belgas Yves Deflandre e Jennifer Hugo, que procuram este ano a sua terceira vitória na prova, ou os franceses Christophe Baillet e Pierre Colliard, vencedores do Rally de Portugal Histórico no ano passado.

XVI Rally de Portugal Histórico

Programa

3 de outubro

Verificações documentais 15h30 / 19h30

Hotel Palácio Estoril

4 de outubro

Partida para a 1ª Etapa (1ª Secção) 13h00

Estoril

Chegada da 1ª Etapa (1ª Secção) 19h15

Figueira da Foz

5 de outubro

Partida para a 2ª Etapa (2ª Secção) 08h00

Figueira da Foz

Chegada da 2ª Secção 13h00

Arganil

Partida para a 3ª Secção 15h00

Arganil

Chegada da 2ª Etapa (3ª Secção) 19h15

Viseu

6 de outubro

Partida para a 3ª Etapa (4ª Secção) 08h00

Viseu

Chegada da 4ª Secção 12h45

Montalegre

Partida para a 5ª Secção 15h00

Montalegre

Chegada da 3ª Etapa (5ª Secção) 20h00

Lamego

Partida para a 6ª Secção 21h45

Lamego

Chegada da 3ª Etapa (6ª Secção) 00h00

Viseu

7 de outubro

Partida para a 4ª Etapa (7ª Secção) 08h30

Viseu

Chegada da 7ª Etapa 12h30

Barragem da Aguieira

Partida para a 8ª Secção 14h30

Barragem da Aguieira

Chegada da 8ª Secção 19h25

Pombal

Partida para a 9ª Secção 20h30

Pombal

8 de outubro

Chegada da 9ª Secção 00h50

Autódromo do Estoril

Partida da 10ª Secção 01h00

Autódromo do Estoril

Chegada da 4ª Etapa (10ª Secção) 02h00

Estoril

Publicação da Classificação Provisória 09h30

Estoril

Distribuição de Prémios 13h00

Autódromo do Estoril 

Desfile na Marginal

Integrado no Estoril Classics, o ACP Clássicos organiza mais um Monumental Desfile na Marginal, no dia 8 de outubro. Este desfile tem início às 10h30 na Marina de Cascais, e a concentração realiza-se a partir das 09h30 neste local. Os clássicos ficarão parados tanto na plataforma superior da Marina como nos espaços dentro da mesma até à hora de partida do evento.

Saiba qual é o percurso:

O percurso do Desfile de Clássicos será feito pela Marginal entre Cascais e Carcavelos, sempre acompanhado pela PSP.

Às 10h30 será dada a partida e o ritmo ideal para este tipo de desfile será ao início mais lento (aprox. 30 km/h) para que todos se juntem. Depois poderá ser um pouco mais acelerado (aprox. 40/45 km/h). Com início junto na Marina de Cascais, passa de seguida pela Baía de Cascais e segue em direção à Marginal. Já na Marginal, segue sempre pelo sentido normal, sem paragens até Carcavelos, onde contorna a rotunda e inicia o regresso a Cascais.

Durante o percurso, apenas será ocupada a faixa de rodagem da direita e deverá ser mantida uma distância curta para os carros à sua frente. Nas rotundas e cruzamentos deverá seguir o carro da frente e respeitar as indicações da PSP.

O desfile termina na rotunda do Jumbo, seguindo os participantes o seu percurso isoladamente a partir desse local. A previsão de chegada do último participante a Cascais será por volta das 12h00.

Não é necessária qualquer inscrição para participar no desfile. Basta aparecer com o seu clássico no local e hora indicados.

Máquinas de outros tempos no Autódromo do Estoril

O Estoril Classics realiza-se já no próximo fim-de-semana e, com trezentos carros em pista que cobrem seis décadas de automobilismo, será novamente um evento a não perder para os verdadeiros adeptos do desporto automóvel.

Uma vez mais o evento organizado pela Associação de Turismo de Cascais, tendo como promotores a Race Ready, a Peter Auto e o Automóvel Club de Portugal (ACP), promete marcar o calendário mundial de corridas de clássicos, sendo inúmeras as máquinas de relevo histórico presentes no Autódromo do Estoril de 7 a 9 de Outubro.

A Peter Auto traz até nós diversas corridas, sendo uma delas a 2.0L Cup. Esta é uma competição reservada aos Porsche 911 de dois litros preparados de acordo com o regulamento da FIA até 1966, uma garantia de grandes corridas ao longo do fim-de-semana do Estoril Classics.

Serão vinte e três as máquinas de Zuffenhausen presentes em pista, permitindo o ecoar do entusiasmante ronco do 'flat-six' de alta rotação da Porsche pelo Autódromo do Estoril e ver a destreza dos seus pilotos aos comandos de um carro que exige uma constante atenção, com 'powerdrifts' de encher o olho.

A competição Classic Endurance Racing 1 proporciona-nos a um regresso uma das épocas mais emblemáticas das provas de resistência. Estes carros são especialmente acarinhados pelo público português que se recorda das primeiras corridas disputadas no Autódromo do Estoril, em Vila Real, mas também em Angola e Moçambique, onde os Lola e Chevron levavam ao rubro os espectadores.

A diversidade que todos os que se deslocarão ao autódromo poderão observar será inebriante, sendo os Ford GT40 e os Lola T70 excelentes estandartes desta competição da Peter Auto e farão as delícias dos entusiastas, transportando-os até Le Mans nos anos 1960 e 1970. Uma das estrelas será o Porsche 908/3 com as cores da Martini, carro que venceu em Nurburgring e na Targa Florio.

O Classic Endurance Racing 2 dá seguimento cronológico à categoria anterior, dando cor aos anos 1970 e início dos anos 1980.

Serão muitos os protótipos que formarão a grelha de partida, desde os Lola, até ao Osella, passando pelos Chevron. Para além destes, poderão ser ainda seguidos em pista os impressionantes BMW M1 Procar, Ford Capri Zakspeed e Porsche 935 K3, que darão um colorido diferente a uma prova que entusiasmará os adeptos que pintarão as bancadas e o paddock.

O desfilar de máquinas que passaram por Le Mans e pelas provas de endurance continua com as Endurance Racing Legends, que exibe GT e protótipos dos anos 1990 e do início do presente século quando o Autódromo do Estoril regressou aos calendários internacionais das provas de resistência.

Nesta competição é possível ver algumas das máquinas que fizeram história, como é o caso do Ferrari 430 GTC ou das diversas versões do Porsche 911 que defenderam as cores da marca alemã. Igualmente impressionante será o MG Lola EX257, um carro de cockpit aberto que se mostrou muito rápido na sua época, ao ponto de incomodar o domínio dos Audi R8.

Nesta categoria estarão também em compita os extraordinários Grupo C, podendo assim ser possível ver um confronto directo entre os impressionantes protótipos dos anos 1980 e os seus descendentes das duas décadas seguintes, que procuravam elevar a performance em vez da restritas regras de consumo de combustível.

O The Greatest's Trophy, anteriormente conhecido como Trofeo Nastro Rosso, é uma competição com carros excepcionais que marcaram as grandes corridas de resistência nos anos de 1950s e 1960s. Tendo o respeito e o fair-play como as palavras chave, esta é uma competição que reúne viaturas exclusivas de valor incalculável, e que um dia foram candidatos à vitória geral nas 24 Horas de Le Mans.

Nesta categoria os fãs podem deleitar-se com máquinas como os Alfa Romeo Giulietta SZ e Giulia TZ, assim como os imponentes Bizzarini 5300 GT. Mas será o Ferrari 250 GT SWB, um carro que vale mais de dez milhões de euros, o alvo das atenções, sem desprimor para os adversários que encontrará em pista.

Também os anos cinquenta do século passado é o tema dos Fifties' Legends, uma era em que os carros, apesar de ainda rudimentares, atingiam já velocidades elevadíssimas na mítica recta das Hunaudieres, então sem chicanes. Esta é a primeira visita da competição cujos carros marcaram a década em que a era moderna do automobilismo teve o seu arranque fulgurante.

Um dos automóveis que se destacou na época foi o Jaguar Type D, que venceu em Le Mans por três vezes. Um destes 'Big Cats' estará presente no Estoril Classics, havendo exemplares avaliados em mais de vinte milhões de euros - só por si, já merece uma visita ao autódromo que este ano celebra cinco décadas de existência.

A Sixties' Endurance será outro motivo de interesse para todos os entusiastas com corridas de duas horas dedicadas aos ícones de resistência da primeira metade dos anos sessenta do século passado.

Serão diversas as máquinas presentes no Autódromo do Estoril, contribuindo para a diversidade que se verificará ao longo de todo o fim-de-semana, mas os Jaguar Type E, Shelby Cobra - com a versão aberta e coupé - serão deleites especiais para todos os adeptos, que poderão ainda ouvir o cantar possante dos seus motores.

Claro que os carros de turismo, uma categoria popular desde os primórdios do automobilismo, não poderia ficar de fora da festa que será o Estoril Classics. A Heritage Touring Cup trará até ao 'nosso Autódromo' carros deste tipo desde 1966 até 1984.

Mais uma vez, são diversas as máquinas que poderão ser vistas, sendo seguro que qualquer adepto encontrará uma que o marcou de uma forma especial. O circuito do Estoril está também umbilicalmente ligado a estes carros, tendo recebido o Europeu de Turismos em 1977 e 1978. No entanto, dada a sua espectacularidade e interesse histórico, seria injusto não mencionar os Ford Capri - 2600 RS e 3100 Cologne - o BMW 3.0 CSL e o Alfa Romeo Giulia 1750 GTAm.

São quase trezentos carros repletos de história e que evocam épocas gloriosas do automobilismo. Imperdível para qualquer verdadeiro adepto do desporto automóvel, uma vez que, para além, de poder vislumbrar máquinas únicas, terá ainda o prazer de as ver fazer aquilo para o qual nasceram - competir.

Mas o desfilar de competições não fica reduzido às inúmeras categorias da Peter Auto. O Iberian Historic Endurance terá também a sua prova no Estoril Classics, com a competição de clássicos da Península Ibérica a exibir carros de GT e Turismo de 1965 a 1976. Com quarenta e cinco carros inscritos para a sua prova de cinquenta minutos a emoção será uma garantia, prometendo manter todos os adeptos nas bancadas até à bandeira de xadrez.

Por fim, fica um dos cabeças de cartaz do Estoril Classics, o Classic GP by Portugal Sotheby's Realty. Durante o fim-de-semana todos os fãs que se esperam no autódromo terão a possibilidade de assistir a duas corridas de Fórmula 1 com monolugares que fizeram a história da categoria máxima do desporto automóvel entre 1971 e 1983.

Ao longo dos três dias, com dez categorias e mais de trezentos carros em competição, o Estoril Classics promete ser um evento único, em que o público poderá interagir de perto com os concorrentes e suas máquinas, para além do acesso à "Food & Brand Village", uma área onde todos os aficionados poderão conviver e descobrir diversos itens de 'memorabilia'.

O ACP Clássicos marca mais uma vez presença no Estoril Classics. Com uma exposição dedicada à história da Aston Martin com alguns dos modelos mais emblemáticos em que o DB5 celebrizado nos filmes do James Bond não poderia faltar. Um Darracq de 1901 marca também presença numa evocação que será feita aos 120 anos do Raid Figueira da Foz - Lisboa que se realizou a 27 de Outubro de 1902 e que esteve na génese da fundação do Real Automóvel Club de Portugal em 15 de Abril de 1903.

Os bilhetes podem ser adquiridos através do website oficial do Estoril Classics, assim como o novo horário, e também fisicamente na FNAC, Worten, El Corte Inglês e CTT Correios, sendo que, como é do conhecimento público, o número de ingressos está limitado ao espaço físico do paddock do Autódromo do Estoril. Os bilhetes para um dia têm o valor de 30 euros, ao passo que os para os três dias do evento custam 50 euros. Existem ainda alguns ingressos disponíveis, mas para todos aqueles que não conseguirem o desejado acesso ao paddock, como é tradicional, a entrada na bancada A é livre.