Cascais: Homenagem a Fellini e a Kubrick no Cinema da Villa e no Atlântida Cine

05-11-2018

A Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais prestam homenagem a Federico Fellini e Stanley Kubrick, autores maiores da história do cinema, assinalando o 90º aniversário do nascimento do primeiro e os 25 anos da morte do segundo. 

Com programação do crítico de cinema Vasco T. Menezes, o Cinema da Villa, em Cascais, e o Atlântida Cine, em Carcavelos, abrem portas ao público em geral para a exibição das obras "Um Roubo no Hipódromo/The Killing" (1956) e "Horizontes de Glória/Paths of Glory" (1957), de Kubrick e "Roma" (1972) e "Amarcord", de Fellini. A entrada é livre.

Os realizadores que este ciclo homenageia "pertencem por direito próprio ao Olimpo dos maiores cineastas de todos os tempos, aqueles que contribuíram decisivamente para a evolução da sétima arte, sintetizando e inovando, desbravando caminhos e apontando um farol para outros os seguirem", adianta Vasco T. Menezes.

O filme "Amarcord", de Federico Fellini é o primeiro a ser exibido. No dia 10 de novembro, às 15h00, o Cinema da Villa regressa a 1973. O filme retrata pedaços da vida em Rimini, uma pequena cidade costeira na província da Itália fascista, ao longo da década de 1930, através de uma sequência carnavalesca de rituais sociais, desejos adolescentes e fantasias masculinas, em torno do jovem Titta (Bruno Zanin) e de várias figuras excêntricas: Gradisca (Magali Noël), a beldade da terra, Volpina (Josiane Tanzilli), a prostituta, o tresloucado Tio Teo (Ciccio Ingrassia).

No mesmo dia, às 18h00, o Atlântida Cine exibe "Paths of Glory", de Stanley kubrick. A história centra-se na França de 1916. Durante a Primeira Guerra Mundial, o General Paul Mireau (George Macready), a pedido do seu superior, o General George Broulard (Adolphe Menjou), ordena um ataque suicida a uma posição estratégica alemã. A iniciativa, liderada pelo Coronel Dax (Kirk Douglas) termina em desastre, levando ao julgamento em tribunal marcial de três soldados escolhidos aleatoriamente.

No dia 11 de novembro, às 15h00, a obra de Fellini regressa ao Cinema da Villa com "The Killing". A ação decorre com um heterogéneo grupo de assaltantes reunido e liderado por Johnny Clay (Sterling Hayden), um ex-recluso acabado de sair da prisão, que planeia e executa um complexo roubo a um famoso hipódromo durante uma das corridas, mas uma tortuosa série de complicações e imprevistos sucede-se...

A homenagem a estes dois cineastas termina com a exibição do filme "Roma", de Fellini, no Atlântida Cine, às 17h30 de domingo (11). Um percurso pelo passado e presente, mitos, tradições e costumes da Cidade Eterna, num caleidoscópio que mistura recoleções pessoais filtradas pela fantasia e uma urgência documental: a juventude sob o jugo de Mussolini, o sufoco do catolicismo, o fascínio do cinema, a contracultura, a vida noturna, a comida, os bordéis, os esplendores da arquitetura romana...

Com a programação deste miniciclo de cinema, a Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais procuram reconhecer o cosmopolitismo que caracteriza a região de Cascais, convidando todos os cinéfilos portugueses.