Hospital de Cascais alarga capacidade com obras de ampliação

11-02-2021

O Hospital de Cascais, desde o iníco da pandemia que está a expandir-se e a adaptar-se para melhor fazer face à crescente procura, ampliando funcionalidades existentes e assumindo novas funcionalidades, com o objetico de prestar os melhores cuidados a quem necessite, sejam doentes Covid-19 ou de outras patologias.

Agora as urgências do Hospital de Cascais foram aumentadas. Pelo que a admissão, triagem e sala de espera acontecem no exterior do hospital, em novas instalações provisórias. Desta forma, o hospital passa a dispor de mais espaço para cuidar dos doentes atendidos em dois circuitos diferentes (um para doentes com sintomas respiratórios e outro para doentes com outras queixas) e para garantir mais conforto aos pacientes e mais segurança aos profissionais ao serviço. Por outro lado, a nova instalação de oxigénio permite uma capacidade superior em relação à existente, já que este circuito é fundamental para os doentes respiratórios.

"O hospital tem vindo a adaptar-se, permanentemente, para ter cada vez mais capacidade de resposta. Esperemos que não seja necessário, mas, está também a preparar eventuais acréscimos de espaço para mais resposta", garantiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais que  visitou as obras realizadas no hospital, na passada terça-feira.

Com o número de doentes admitidos a bater todos os records desde que o hospital existe, o presidente da Câmara destacou " o profissionalismo, dedicação, empenho e competência" dos profissionais de saúde que ali salvam vidas todos os dias. Um exemplo de "amor ao próximo" reafirma o autarca que faz notar "os resultados absolutamente extraordinários" desta unidade de saúde.

Carlos Carreiras quis também deixar palavras de agradecimento e reconhecimento, em nome da população de Cascais, por tudo o que estes profissionais de saúde têm feito: "Trabalham de uma forma incansável desde março do ano passado, sem fins de semana e sem férias, excedendo todos os dias o seu horário de trabalho".

Por isso, o presidente da Câmara deixa também um apelo a todos os munícipes de Cascais: "Não basta o nosso reconhecimento e agradecimento a quem trabalha no Hospital de Cascais. O que estes profissionais mesmo precisam é que não lhes dê-mos trabalho. Enquanto não tivermos vacinas, depende de nós cumprir o confinamento e regras tão simples como o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos".

Mas, por mais soluções de ampliação das instalações e equipamentos que o hospital crie, os recursos humanos são os mesmos. Por isso, "Vamos todos cumprir porque isso é a verdadeira homenagem que podemos fazer a todos os profissionais da área da saúde e em todas as outras frentes", pediu o autarca mais uma vez.