Hyundai Ioniq: Entre o híbrido e o elétrico ganha o plug-in

14-02-2018

A gama Ioniq está agora completa com o lançamento das versões Hybrid Plug-in e Electric (100%), que sucedem à versão híbrida já em comercialização desde o início do ano passado.

Entre o híbrido e o eléctrico, o Hyundai Ioniq Plug-in Hybrid parece ser a escolha acertada para quem pretende um carro amigo do ambiente que, ao mesmo tempo, tenha autonomia para viagens mais longas sem a preocupação de encontrar um ponto de carga eléctrica.

O conjunto formado por motor atmosférico a gasolina de 1.6 litros (105 cv), associado a unidade eléctrica de 61 cv alimentada por bateria de polímero de iões de lítio com autonomia para cerca de 50 quilómetros, garante esta como melhor solução para, num carro só, dispormos de uma solução muito económica para a deslocações de casa para o trabalho ou para passeios mais pequenos, aliada à possibilidade de viajarmos até ao fim do mundo recorrendo ao combustível convencional.

Fizemos a experiência e o balanço foi francamente positivo. Durante a semana, utilizámos o Ioniq disponibilizado pela Hyundai para as viagens rotineiras casa-escola-trabalho e vice-versa e ainda para algumas deslocações em serviço, sempre sem gastar uma gota de gasolina.

Ao fim do dia, o carregamento foi feito numa ficha doméstica e após 4 horas estava reposta a capacidade máxima da bateria e a disponibilidade para mais 50 km.

Num dos carregamentos, utilizámos um posto público e sem gastar um cêntimo (benesse que termina em 2018), repusemos a autonomia eléctrica do Ioniq em apenas duas horas. Precisamente o tempo de um descontraído jantar junto à Baía de Cascais.

Quando esgotada a autonomia eléctrica, o Ioniq funciona como um híbrido, aproveitando as travagens e desacelerações para ganhar alguma carga capaz de fazer com que o motor eléctrico sirva de auxiliar ao propulsor atmosférico, contribuindo para a redução do consumo de gasolina. Daí, a média global registada em cerca de 500 km, metade dos quais feitos em modo totalmente elétrico: 2,7 l/100 km.

A juntar a tudo isto, refira-se ainda o equipamento de série bastante completo (com todos os sistemas de segurança e ajuda à condução), o espaço interior, o conforto e a garantia de 5 anos (8 anos/200.000 km para a bateria) como atributos a ter em conta e que justificam o preço de 39.500€ deste Ioniq.

Elétrico com autonomia para 280 km

Por sua vez, a versão 100% eléctrica do Ioniq surpreende pela autonomia real, que pode chegar aos 280 km segundo a marca, embora no nosso teste se tenha ficado pelos 230 km. Mesmo assim, muito bom. Não permite chegar de Lisboa ao Porto ou ao Algarve com um único carregamento, mas com a disponibilização de postos rápidos nas principais auto-estradas, onde é possível recuperar 80% de autonomia em cerca de 30 minutos, a proposta torna-se mais atractiva.

O Ioniq Electric oferece um binário de 295 Nm disponível logo ao pisar do acelerador, proporcionado por um motor de 120 cv.

O preço base é mil euros inferior ao da versão PHEV: 38.500€.

Híbrido surpreende pelos baixos consumos

Quanto ao Ioniq Hybrid HEV, utiliza toda a tecnologia e componente mecânica do já conhecido Kia Niro: motor térmico a gasolina de 1.6 litros e 105 cv a que se junta unidade eléctrica de 44 cv, alimentada por bateria e que consegue impulsionar o carro durante cerca de 2 km, até uma velocidade de 50 km/h, em modo totalmente eléctrico. Isto é: com zero emissões de CO2.

No teste efectuado pelo JR, pudemos comprovar isso mesmo, com a possibilidade de prolongar a autonomia eléctrica desde que aproveitando ao máximo desacelerações e travagens para recarregar a bateria.

Assim sendo, os consumos citadinos baixam consideravelmente para números dificilmente alcançados por motores convencionais.

Em estrada, e porque a unidade eléctrica trabalha sempre como suporte do motor tradicional, permitindo uma potência combinada de 150 cv, o Ioniq também surpreende pelos baixos consumos. Aqui, a caixa automática de dupla embraiagem e seis velocidades tem um papel preponderante. A média de 5,1 l/100 km que registámos numa viagem Lisboa-Porto, sempre em auto-estrada e em velocidade de cruzeiro, com 4 passageiros e bagagem a bordo, tem de ser considerado como excelente.


Para além de amigo do ambiente, o novo modelo da Hyundai também é indicado para viagens em família, dado o espaço e conforto no interior, a que se junta uma ampla bagageira (443 litros).

O modelo está dotado de tecnologia de ponta em termos de gadgets e ajudas ao condutor, com o assistente de faixa de rodagem LKAS a destacar-se, já que permite pensar em condução autónoma durante alguns segundos, tal como a travagem de emergência automática, a câmara de estacionamento, entre uma longa lista de equipamento de série. O preço? Mais uma agradável surpresa: Menos de 34 mil euros, por um carro de 150 cv, super-equipado, espaçoso, confortável e muito económico.