Iberian Classic Raid: De Barcelona a Lisboa por caminhos de terra

14-10-2020

O sucesso das suas sete edições levou à internacionalização da Espanha Classic Raid, e assim nasceu o Iberian Classic Raid, que arranca para sua primeira edição no próximo dia 17 de outubro, organizada sob as mais estritas medidas anti-COVID.

De Barcelona a Lisboa por caminhos de terra em automóveis clássicos, do amanhecer do Mediterrâneo ao entardecer do Atlântico: 2000 quilómetros divididos por oito etapas com as mais variadas paisagens, que, pela primeira vez, se aventuram pelos lugares mais recônditos de Portugal. Esta é a prova de regularidade para automóveis clássicos por caminhos de terra mais longa da Europa.

Com quase 100 equipas inscritas, a primeira edição do Iberian Classic Raid parte do Porto Olímpico de Barcelona no sábado, 17 de outubro, para chegar a Lisboa, capital portuguesa, no sábado seguinte, 24 de Outubro. O percurso divide-se por oito etapas, cada qual com uma extensão de 200-250 quilómetros, vários setores cronometrados e bonitos troços de ligação, à exceção que levou a caravana de automóveis clássicos a entrar em território luso, o qual chega extens aos 300 quilómetros deão.

Estas são as etapas:

Sábado, 17/10: Barcelona - Lleida

Domingo, 18/10: Lleida - Saragoça 

2.ª feira, 19/10: Saragoça - El Burgo de Osma

3.ª feira, 20/10: El Burgo de Osma - Madrid 

4.ª feira, 21/10: Madrid - Plasencia 

5.ª feira, 22/10: Plasencia - Covilhã

6.ª feira, 23/10: Covilhã - Figueira da Foz

Sábado,24/10: Figueira da Foz - Lisboa

Os estritos protocolos relativos ao COVID-19 que foram estabelecidos pela organização fazer do Iberian Classic Raid uma prova totalmente segura no que preocupa os possíveis contágios. Piloto e copiloto desfrutam a solo, durante os percursos da condução, das paisagens e da natureza da península ibérica. 

Foram definidos horários específicos para evitar contatos e agrupamentos nas largadas e nas metas. E às medidas mais comuns, como o uso de máscara, a utilização de álcool gel, a manutenção da distância de segurança, etc., soma-se um teste serológico obrigatório para todos os participantes e membros da organização antes de ser dada a partida.

Uma equipa composta por mais de 10 pessoas, entre as quais se inclui a equipa médica, mecânica e carros-oficina, estão encarregues de garantir que a prova será um êxito.

O propósito de conservar e desfrutar de automóveis coches clássicos, promovido pela Iberian Classic Raid, não seria possível sem a Bosch, patrocinador principal desta prova, e de parceiros como a Suzuki, carro oficial da organização.