Impacto da pandemia em Portugal e no mundo: Mercado de livros em queda

06-08-2020

Segundo dados da GfK, que analisou sete países na Europa e o Brasil nos primeiros seis meses de 2020, a maioria das regiões apresenta uma queda de dois dígitos nas vendas de livros, em comparação com o período homólogo do ano passado.

A queda de vendas de livros foi mais forte em Itália (-10,1%), no Brasil (-12,8%), em França (-15,4%) e em Espanha (-18,4%). Por outro lado, as perdas na Suíça foram comparativamente pequenas (- 4,4%), enquanto na região da Flandres na Bélgica e na Holanda cresceram 1,6% e 4,2%, respetivamente, apesar das perdas temporárias.

Antes da pandemia, Portugal registou valores positivos em Portugal (+1%) e em Espanha (+3%) e apenas uma ligeira quebra em Itália (-0,3%). Contudo, o confinamento e o encerramento de muitas lojas resultaram na quebra abrupta das vendas em quase dois terços em Portugal, metade em Espanha e um terço em Itália, sendo que o consumo online foi insuficiente para compensar estas perdas.

Ainda assim, as vendas de livros subiram significativamente após o alívio das restrições no mundo inteiro e a possibilidade de comprar livros em lojas físicas novamente. Um exemplo desta premissa é o facto de, em Itália, as vendas terem subido 13,5% no pós-confinamento, enquanto no Brasil, que ainda se encontra com restrições muito apertadas, registar uma queda de 25,9% desde o início do confinamento.

Os únicos géneros de livros que registaram um aumento de vendas durante o confinamento foram os home-learning com uma grande procura em França (aumento de 62%) e Espanha (aumento de 134%). Houve também uma maior procura por E-books, nomeadamente em Espanha, onde as vendas triplicaram. No final do confinamento, os livros de ficção e livros para crianças foram muito procurados, e, em França, por exemplo, as vendas de literatura aumentaram 32%, os livros infantojuvenis subiram 27% e os de comics e mangas aumentaram 25%.

Por norma, nos tops do primeiro semestre encontramos, principalmente, autores locais, como Guillaume Musso, Raul Minh'alma ou Juan Gómez-Jurado. Biografias como "Becoming", de Michelle Obama, e "Apropos of Nothing", de Woody Allen, são populares e estão em quarto lugar em França e em Itália. A obra "A arte subtil de saber dizer que se f*da" de Mark Manson liderou as listas em Portugal e no Brasil, e, as vendas de Yuval Noah Harari, "Uma breve história da humanidade", são elevadas na Suíça e em Espanha.

Este estudo baseia-se nas vendas de livros em lojas físicas nos primeiros seis meses de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado nos seguintes países: Bélgica (Flandres / Valónia), França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha e Suíça.