Incêndio deixa oito apartamentos provisoriamente inabitáveis em Cascais

17-07-2020

Pelo menos oito apartamentos ficaram provisoriamente inabitáveis na sequência de um incêndio que deflagrou ao final da tarde de ontem em zona de mato em Alvide, concelho de Cascais, confirmou o presidente da câmara municipal.

"São dois prédios, de três andares cada um. Num deles, o último andar, que tem dois apartamentos, está inabitável provisoriamente. No outro prédio há seis apartamentos" na mesma condição, explicou Carlos Carreiras.

Questionado sobre se o fogo que atingiu os telhados de dois edifícios atingiu o interior das habitações, o autarca explicou que "não entrou fogo nenhum", mas "o ataque com a água", para impedir a propagação das chamas, "acabou por afetar as condições dos apartamentos".

O presidente da Câmara Municipal de Cascais não avançou o número de pessoas que ficaram temporariamente desalojadas, uma vez que esse levantamento estava a ser feito pelos Serviços de Ação Social da autarquia, para "fazer a triagem daqueles que têm, que podem e querem ir para casa de familiares e aqueles a quem a câmara assegurará o alojamento".

O incêndio que deflagrou ao final da tarde de hoje em zona de mato em Alvide, concelho de Cascais, foi dado como dominado ao início da noite e pelo menos um bombeiro ficou ferido durante o combate às chamas, disse fonte da Proteção Civil.

O incêndio "já está em resolução, dominado, e nas próximas horas decorrerão os trabalhos de consolidação", afirmou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa, explicando que os bombeiros vão manter-se no local "em vigilância", para garantir que não há reacendimentos.

O fogo entrou em fase de resolução às 21:31, adiantou a mesma fonte.

A Proteção Civil acrescentou que um bombeiro ficou ferido, "vítima de um trauma", mas os ferimentos foram ligeiros.

Elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica encontram-se no local "a avaliar alguns habitantes" que inalaram fumo, "mas nada de grave", acrescentou a fonte do CDOS.

De acordo com a informação disponível na página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 23:02 estavam no local 270 operacionais, apoiados por 81 viaturas.

A informação disponível no 'site' da Proteção Civil refere as 18:07 como hora do alerta deste incêndio.

Alvide localiza-se na freguesia de Alcabideche.