Inxpira: Pfizer, Calema, Sara Correia e uma plataforma de streaming, para informar sobre as doenças respiratórias
Interpretado pelos irmãos Calema com a fadista Sara Correia, o single "Respirar" marca o lançamento da mais recente ação de literacia em saúde da Pfizer Portugal, Inxpira – uma inovadora plataforma streaming que procura informar a população sobre doenças respiratórias. No lançamento desta original iniciativa, a Pfizer juntou dois géneros improváveis: música africana e fado. A canção "Respirar" está disponível em www.inxpira.pt.

Escrito e interpretado pela dupla Calema e Sara Correia, "Respirar" integra a estratégia de promoção de literacia em saúde da Pfizer para 2025. As doenças respiratórias são, desta vez, o tema da iniciativa de disease awareness Inxpira, disponível a partir de hoje em www.inxpira.pt.
Asma, pneumonia, gripe, COVID-19 e vírus sincicial respiratório (VSR) são as primeiras patologias sobre as quais os utilizadores se vão poder informar nesta nova plataforma de streaming. Num formato pouco comum, e habitualmente ligado à visualização de séries e filmes, Inxpira tem como grande objetivo partilhar informação detalhada sobre os 10 tipos de doenças respiratórias mais comuns em Portugal.
"O que são?", "Que sintomas apresentam?", "Como são diagnosticadas, como podem ser evitadas e que tipo de estratégias de prevenção existem?" são algumas das questões a que a Pfizer vai responder através de conteúdos multimédia dedicados como vídeos, infografias e testemunhos.
Em Portugal, como no resto do mundo, as doenças respiratórias são um problema de saúde pública. Apesar de prevalentes, a consciencialização sobre este tipo de doenças ainda é baixa.
Resultado desse fraco conhecimento assistimos, diariamente, a mortes e internamentos evitáveis, seja através de estratégias de prevenção ou intervenção atempada.
Consciente da importância da literacia em saúde, e do impacto da aposta na prevenção, no diagnóstico precoce e tratamento, a Pfizer Portugal conta com a campanha Inxpira para inverter este cenário. Caberá aos irmãos Calema, a Sara Correia e a "Respirar", lançar o mote para este apelo.