Kia XCeed: Cada vez mais perto da eXcelência

08-11-2019

Cada vez mais atrevida na aproximação às marcas ditas de referência, a Kia volta a dar cartas com o lançamento do quarto modelo original (leia-se carroçaria) dentro da gama Ceed. Com o XCeed, harmonizam-se as linhas de SUV, berlina e coupé no mesmo carro, inaugurando um novo formato que a marca baptiza de CUV - Crossover Utility Vehicle.

O XCeed é apenas mais um dos modelos Kia que desperta olhares curiosos por onde passa. De resto, ultimamente tem sido assim. Sempre que estreamos um modelo da marca notamos a popularidade que o mesmo consegue despertar. Este não fugiu à regra, muito por culpa do seu desenho irreverente e musculado que dá corpo a um carro versátil, espaçoso, muito confortável e, seja qual for a motorização (1.0 T-GDI de 120 cv, 1.4 T-GDI de 140 cv a gasolina ou 1.6 CRDi de 115 ou 136 cv) muito divertido de conduzir.

Da tradicional carroçaria do ceed, apenas um dos pilares das portas dianteiras transitou para o novo modelo. O resto foi desenhado e feito è medida para este CUV que é apenas 9 cm mais pequeno que o Sportage, mas curiosamente apresenta maior altura ao solo possibilitando, em contraste, uma posição de condução desportiva mas com ampla visibilidade para o exterior. O XCeed tem uma das maiores alturas ao solo neste segmento, 184 mm. Só é batido pelo Nissan Qashqai (188 mm).

Ao nível do comportamento dinâmico, o XCeed oferece agilidade, mas também suavidade e conforto de nível superior. Sem qualquer tipo de exagero, o rolamento com amortecimento suave, mesmo em pisos muito maus como os que encontramos na cidade de Lisboa, mercê do excelente trabalho do conjunto de molas e amortecedores de batentes hidráulicos, está ao nível de gamas e segmentos mais aprimorados.

A Kia apostou apenas no lançamento de duas linhas de equipamento - Drive e Tech -, que se distinguem apenas ao nível da tenologia, já que no exterior ambas exibem jantes de 18'' e ópticas full LED. De série fazem ainda parte os estofos em tecido e pele, ar condicionado automático, câmara de estacionamento, alerta de colisão frontal e o sistema de manutenção na faixa de rodagem, com o nível Tech a somar a toda esta lista a chave inteligente, porta-bagagens inteligente, carregamento de smartphones sem fios, entre outros itens.

A saltar à vista ainda o novo monitor central de 10,25'' com navegação e múltiplas opções multimédia e, em estreia na gama, um painel de instrumentos digital de 12,3'' polegadas que, em breve, chegará a outros modelos como o Proceed.

A versão 1.0 T-GDI de 120 cv deverá merecer a preferência do mercado nacional, já que, na versão de entrada e beneficiando de um desconto de 4750€ na campanha de lançamento, apresenta um preço canhão abaixo dos 22.000€. 

Desta forma, a versão Tech custa apenas 24.490€, enquanto o 1.4 T-GDI de 140 cv, com o mesmo desconto, na versão Tech (única disponível nesta motorização) fica apenas por 26.490€, mais 2000€ se dotado de caixa automática de sete velocidades.

O diesel menos potente vai custar 26.840€ (com desconto de 5300€) e o de 136cv 29.340€, no âmbito da mesma campanha que promete levar o modelo ao sucesso pretendido pela Kia Portugal, que assume este como o lançamento mais importante para o que resta deste ano e para 2020.

Paulo Parracho

Saiba mais sobre este modelo: