Liga Vela - Lusíadas Saúde apura clubes para a Champions League Europeia

21-09-2020

Realizou-se neste fim-de-semana a regata Liga Vela Portugal - Lusíadas Saúde, campeonato que, juntamente com a regata feminina Women On Water, realizada no fim-de-semana passado, decidiam o apuramento das equipas portuguesas para disputar a Champions League internacional de vela. Velejadoras do Algés foram vice-campeãs; Clube Naval de Cascais chega à final e termina em 4.º.

Esta é a principal regata entre clubes que se realiza em Portugal. Este ano foi disputado no Rio Douro, junto às margens de Gaia e do Porto. Estiveram 11 tripulações na água, num total de 44 velejadores, que ao longo de dois dias realizaram 18 regatas. As 4 equipas melhores classificadas disputaram no domingo a final, com o vencedor a ser encontrado no final de mais 4 regatas.

Nesta competição marcaram presença alguns dos melhores velejadores portugueses, com títulos nacionais e internacionais em várias classes.

Os novos campeões são os velejadores do Clube de Vela de Lagos, com o ex-campeão do Mundo da classe 420 e um dos melhores velejadores nacionais - Martinho Fortunato - ao leme, tendo como tripulantes os seus filhos Marta e Martinho Fortunato e Frederico Batista. A equipa foi muito consistente e regular ao longo de todas as regatas e, na final, venceu as 2 regatas que permitiram alcançar a vitória.

A equipa do Sport Algés e Dafundo sagrou-se vice-campeã nacional da Liga Vela conseguindo também o apuramento para disputar a Champions League Europeia. 

Liderada pela esperança olímpica que está a tentar o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio na classe Laser, Carolina João, fez tripulação com as velejadoras que integram a sua equipa da Classe SB20 - Frederica Franchi, Maria José Cardoso e Joana Azevedo. 

É de realçar que, na semana passada, esta mesma tripulação ficou em 3º lugar na regata Women On Water, tendo apurado também para a final europeia.

"Foi um campeonato muito difícil, com velejadores que têm títulos mundiais, como é o caso do vencedor. É sempre um desafio velejar com pessoas com um nível tão alto. Mas foi um campeonato com sucesso, muito bem organizado. A nossa tripulação também esteve à altura e é muito bom este segundo lugar", referiu Carolina João.

A tripulação do Clube Naval de Cascais é era uma das favoritas, tendo como leme Henrique Brites, acompanhado de Luís Pinheiro, Bernardo Torres Pego e Rafael Rodrigues atingiu a final, terminando na 4º posição.

Juntamente com estas tripulações marcam presença equipas com velejadores de referência do Clube de Vela Atlântico, Yate Clube do Porto, Sport Clube do Porto, Sport Algés e Dafundo, CIMAV Vilamoura, Clube de Vela de Viana do Castelo, Clube de Vela do Sado, Clube de Vela do Barreiro e We Do Sailing.

A organização desta regata foi da academia de vela BB Douro com o apoio da SailCascais, contando com o fundamental apoio em tempo de pandemia da Lusíadas Saúde, que disponibilizou uma equipa de profissionais para atuar em situações de urgência, garantindo ainda, um posto de rastreio à Covid-19 para as atletas e equipas técnicas. Desta forma, a prova seguiu todas as normas e orientações da DGS para eventos desportivos e teve o controlo de procedimentos COVID19 assegurado por uma equipa médica.