Mafra vai ter sistema de videovigilância junto ao palácio nacional
A Câmara de Mafra adquiriu um sistema de videovigilância para instalar no centro da sede do concelho e assim garantir a segurança nos espaços públicos junto ao palácio, revelou a vereadora com o pelouro da Segurança.
"Face à crescente afluência de transeuntes, nomeadamente turistas, na zona fronteira ao Palácio Nacional de Mafra, e tratando-se de património de reconhecido valor histórico-cultural, considera-se que a instalação de um sistema de videovigilância concorre para uma maior segurança de pessoas e bens", afirmou por escrito à agência Lusa Aldevina Rodrigues, que tutela também a Polícia Municipal.
Mafra, no distrito de Lisboa, regista taxas de criminalidades "inferiores à média nacional", mas a autarquia "pretende atuar preventivamente", explicou.
A autarca admitiu também que o sistema "contribui para a melhoria das condições necessárias à eficácia das operações de proteção civil" no centro histórico.
De acordo com o contrato celebrado na terça-feira e publicado na Plataforma da Contratação Pública, a autarquia investiu mais de nove mil euros na aquisição do sistema de videovigilância.
Vão ser instaladas quatro câmaras rotativas para garantir a segurança no espaço público junto ao Palácio Nacional de Mafra.
O sistema de videovigilância vai funcionar todos os dias, durante as 24 horas, adiantou a autarca.
O município não aponta ainda uma data para a entrada em funcionamento da videovigilância por aguardar autorização da PSP.