Maratona lança novas provas virtuais gratuitas com app e medalha exclusivas

15-10-2020

Depois do sucesso das corridas virtuais de maio, o Maratona Clube de Portugal (MCP) e os seus principais parceiros, nomeadamente, EDP, Vodafone, Renault, CME e Mimosa, lançam com o apoio institucional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), uma 2.ª edição de corridas virtuais, com quatro provas de 5 e 10 km, limitadas a um total de 10.000 atletas e com início a 30 de outubro.

Para tornar as provas ainda mais realistas e desafiantes, o MCP desenvolveu em parceria uma aplicação móvel que irá validar a participação dos corredores, registando a distância e os tempos obtidos. Desta forma, haverá uma classificação geral oficial permitindo aos participantes comparar os seus tempos e posições com os restantes corredores, à semelhança do que acontece em provas de estrada "reais".

A aplicação VRaces MCP está disponível para telemóveis iPhone e Android, nas respetivas apps stores. Os participantes podem fazer a inscrição diretamente na aplicação ou optar por faze-la na página criada para o efeito. Uma vez registados basta selecionarem a prova ou provas em que pretendem participar. À semelhança da primeira edição, as provas terão que ser realizadas dentro das datas definidas. Para registar as suas participações, os participantes têm que ativar a aplicação VRace MCP no início da corrida e mante-la ativa até à conclusão da prova.

Além de um dorsal digital e um certificado de participação, todos os participantes que terminem pelo menos uma prova receberão uma medalha alusiva à 2ª edição das provas virtuais. A medalha será enviada por correio para a morada indicada no formulário de inscrição. Cada participante receberá uma única medalha, independentemente do número de provas que venha a concluir.

Reforçamos que não é possível participar sem a app VRaces MCP e que cada corrida tem que ser efetuada numa única corrida/sessão, num dos três dias definidos para cada prova.

Correr para ajudar faz parte do desafio! A Mimosa associa-se a esta edição de provas virtuais, e por cada participante oferece um litro de leite ao Banco Alimentar.

O Maratona Clube de Portugal, neste período complicado para toda a sociedade e com o apoio institucional do IPDJ pretende incentivar a atividade física e apelar para um modo de vida mais saudável e menos sedentário dos portugueses. 

"Apesar de condicionados pela pandemia, sabemos que é possível 'ser ativo' cumprindo com as regras em vigor da Direção Geral de Saúde. Basta querer! É importante que cada um de nós defina as suas prioridades. Enquanto organizadores de eventos de massas, estamos a prosseguir em consonância com a linha que norteia todos os seus eventos: atrair a população para a corrida e para a caminhada", afirma Carlos Moia, presidente do Maratona Clube de Portugal, que acrescenta: "A nossa maior motivação é proporcionar desafios saudáveis e, sempre que possível, gratuitos para todos os portugueses. Para que isso seja possível, o MCP agradece mais uma vez aos seus parceiros que voltam a tornar possível a realização destas provas."

"O IPDJ não poderia deixar de apoiar esta excelente e inovadora iniciativa do Maratona Clube de Portugal e de felicitar o Comendador Carlos Moia. Nesta altura torna-se ainda mais relevante que as organizações se unam e promovam este tipo de iniciativas, gerando assim oportunidades para que a população usufrua de ofertas que possam combater comportamentos sedentários e assim contribuírem para a sua saúde, qualidade de vida e bem-estar.", afirma Vítor Pataco, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Regras DGS

A organização apela aos participantes que cumpram as normas impostas pela DGS durante a sua corrida. O MCP pretende promover a prática desportiva, mas sempre em cumprimento com as regras de segurança e prevenção definidas pelas entidades competentes.