Maria Luís Gameiro e Rosa Romero já preparam participação no Dakar 2026
A piloto portuguesa Maria Luís Gameiro continua a acelerar no seu caminho rumo ao Rali Dakar 2026, tendo realizado um exigente teste de três dias ao volante do Mini JCW T1+ com a equipa X-Raid, na pista do X-Race, nos arredores do Cercal, no Alentejo.

Acompanhada por Rosa Romero, Maria Luís regressou aos comandos do Mini, que não guiava há já vários meses, também consolidar a sintonia com sua a navegadora espanhola que agora a acompanha e consigo rumará à Arábia Saudita para o Dakar 2026. A verdade é que esta dupla tem demonstrado grande consistência e, quer em competição quer fora dela, a evolução e o entrosamento entre piloto e navegadora é notoriamente mais forte.
Este teste em Portugal contou ainda com a presença de Sven Quandt, responsável máximo da X-Raid, cuja orientação e experiência representam um fator estratégico fundamental na preparação da piloto para enfrentar o mais duro rali do mundo. Paralelamente, a X-Raid e os seus técnicos, encarregues da preparação e assistência do Mini JCW T1+, fornecem um "apport" fundamental nesta evolução que a piloto quer consistente no sentido de encontrar a melhor forma para abordar o Dakar 2026.
Com uma trajetória marcada pela evolução constante em provas nacionais de todo-o-terreno e participações internacionais que reforçaram a sua competitividade, Maria Luís encara o Dakar 2026 com um objetivo claro: "terminar a prova e afirmar Portugal no pelotão feminino desta grande maratona off-road. Paralelamente, quero fazer o melhor resultado possível, com um carro bem diferente do que usei no ano passado, mas que, não restam dúvidas, me permite sonhar com outros voos...".

Até lá, o calendário da piloto integra desafios de elevado nível competitivo, nomeadamente a Baja de Marrocos e a Baja do Dubai, provas que servirão de ensaio para testar resistência, navegação e estratégia em terrenos semelhantes aos que a equipa vai encontrar no Dakar.
"Este teste foi mais um passo fundamental na nossa preparação. A confiança no carro, a sintonia com a Rosa e o apoio da X-Raid dão-nos uma motivação extra para encarar os desafios que temos pela frente. Foram três dias intensos, mas cujos resultados foram, a meu ver, extremamente positivos. Estou muito contente. Acho que evolui bastante e estou mais preparada e com um melhor conhecimento do que posso fazer com este carro." referiu Maria Luís Gameiro no final da sessão de testes.