Maria Luís Gameiro e Rosa Romero prontas para o Dakar 2026

17-11-2025

Piloto de Cascais, Maria Luís Gameiro confirma a sua segunda participação no Rally Dakar, que decorrerá entre 3 e 17 de janeiro de 2026, na Arábia Saudita.

A determinação e a garra de Maria Luís Gameiro voltam a ser postas à prova. A piloto portuguesa regressa ao Rally Dakar em 2026, desta vez ao volante do MINI JCW T1+ da X-Raid (com o número 248), reafirmando o seu compromisso com o desafio mais exigente do automobilismo mundial. Depois de uma estreia notável em 2025, Maria Luís reforça o seu projeto com uma estrutura de topo e uma parceria de elevado nível, ao lado da experiente navegadora espanhola Rosa Romero. É mais um emocionante capítulo na carreira da piloto portuguesa que quer voltar a fazer história.

Está tudo a postos para um regresso que se espera auspicioso para a dupla do Team Motivo JCB, que surge, paralelamente, com objetivos renovados, mas sublinhando uma aposta que é única em termos de equipas portuguesas, mas que até no plano a internacional a colocam num patamar inigualável na prova.

Maria Luís Gameiro não escondeu o seu entusiasmo, por voltar a uma prova que a marcou profundamente e onde conseguiu ser bem sucedida, logo na sua estreia: "Estou muito feliz por regressar ao Dakar, prova pela qual me apaixonei na minha estreia. Será apenas a minha segunda presença naquela que é, para mim, a prova rainha do automobilismo mundial, e tenho duas novidades importantíssimas: Em primeiro lugar, vou ter ao meu lado como navegadora a Rosa Romero, que, para a maioria, dispensa apresentações. Já fizemos provas juntas este ano, com excelentes resultados, temos trabalhado muito e sinto que fazemos uma excelente equipa! Tenho confiança plena na Rosa e a nossa ligação é cada vez maior. Estou convicta que, juntas, atingiremos os objetivos traçados. Paralelamente, vamos estar a bordo do nosso magnífico MINI JCW T1+, na categoria Ultimate, o que representa, sem margem para dúvida, um upgrade enorme e um trunfo adicional".

"No ano passado, com o Fenic X-Raid, aprendi os primeiros truques para enfrentar esta dura prova, mas agora com o nosso MINI Rosa, o desafio é maior, mais exigente, mas também mais aliciante. Tudo isto acontece no seio de uma equipa com um currículo absolutamente invejável, que se apresenta sempre para lutar pelo triunfo — a X-Raid", acrescenta.

A piloto de Cascais reforça que: "Não podia estar mais entusiasmada para este novo capítulo da minha carreira. No início deste ano, vivemos o sonho de participar pela primeira vez e conseguir chegar ao fim de uma das provas mais belas e duras do mundo. Seguimos agora para a edição 2026, com objetivos mais ambiciosos. Queremos voltar a desfrutar das deslumbrantes paisagens da Arábia Saudita e representar o nosso país e as mulheres da melhor forma."

Preparação fez-se... na estrada

A temporada de 2025 foi determinante na consolidação da experiência e maturidade desportiva de Maria Luís Gameiro, coroando um percurso de superação e evolução que culmina agora na preparação para o Dakar 2026.

A piloto portuguesa estreou-se no Dakar 2025, tornando-se a primeira mulher portuguesa em 15 anos a enfrentar o rali mais duro do mundo. Ao lado de José Marques, completou as 12 etapas da prova saudita em 26.º lugar da geral na categoria Challenger. Numa edição marcada pela dureza extrema, Maria Luís demonstrou inteligência e resiliência exemplar. Geriu com mestria o seu Fenic X-Raid 1000R Turbo, um carro ainda em fase de desenvolvimento. A excelente gestão da dupla permitiu chegar ao objetivo traçado… chegar ao fim desta grande maratona.

Com essa conquista histórica, Maria Luís garantiu um lugar de destaque entre as mulheres que marcaram presença na prova e confirmou a sua capacidade para competir entre os melhores do mundo.

O ano de 2025 ficou ainda marcado por várias participações internacionais, já com Rosa Romero como navegadora e o MINI JCW T1+ como companheiro de batalha. No Morocco Desert Challenge, a dupla 100% feminina brilhou com uma performance consistente, terminando em 5.º lugar da geral nos carros — um dos melhores resultados femininos de sempre na prova — e levou para casa a Taça das Senhoras, distinção atribuída à melhor equipa totalmente feminina.

O Rally Jameel foi o desafio seguinte, ao lado de Inês Ponte, em representação das cores portuguesas, numa prova muito específica — 100% feminina — que se iniciou em Petra, na Jordânia, e terminou na região de Al-Qassim, na Arábia Saudita, disputada em viaturas idênticas para todas as tripulações...

Seguiu-se a Baja de Aragão, em Espanha, onde, apesar de um fim de semana repleto de contrariedades mecânicas, Maria Luís e Rosa Romero aproveitaram cada dificuldade como um exercício de resistência, técnica e gestão emocional. O resultado final não refletiu o valor da dupla, mas o teste foi essencial para o Dakar.

Na Baja de Marrocos, a dupla confirmou a sua evolução com uma exibição notável: 2.º lugar nos Automóveis e 7.º na geral, dominando entre as equipas femininas. Foram cinco dias intensos de competição, onde resistência, navegação e estratégia estiveram em plena harmonia. Um resultado que consolidou a confiança e demonstrou o nível competitivo que Maria Luís e Rosa Romero atingiram em apenas uma temporada.

A preparação incluiu ainda testes e treino técnico essencial: um curso intensivo de mecânica na sede da X-Raid, em Trebur (Alemanha), onde Maria Luís aprofundou os seus conhecimentos sobre o MINI JCW T1+. Esta formação prática, orientada pelos engenheiros da equipa, reforçou a autonomia e capacidade de resposta em contexto de prova.

Com um percurso sólido e uma preparação técnica e mental exemplar, Maria Luís Gameiro e Rosa Romero apresentam-se no Dakar 2026 com uma base de trabalho consistente, uma sintonia reforçada e um claro objetivo: voltar a chegar ao fim e conseguir um resultado melhor do que rubricou na sua estreia.

O Mini JCW T1+

A arma para enfrentar os 14 dias de competição em alguns dos cenários mais inóspitos do mundo é o MINI JCW T1+. O mais recente e evoluído protótipo de competição da X-Raid, concebido para a categoria FIA T1+, que combina as melhores características dos veículos 4x4 e dos buggies. Equipado com um motor BMW de 3,0 litros, seis cilindros em linha, compatível com combustível HVO (Hydrotreated Vegetable Oil - óleo vegetal hidrotratado), debita cerca de 360 cavalos e 570 Nm de binário, garantindo uma relação potência-peso otimizada e um comportamento mais equilibrado face às versões anteriores, acoplado a uma caixa sequencial SADEV e pneus BF Goodrich 37×12,5 R17 (peso do conjunto - 2040kg)

Construído sobre um chassis tubular em aço com carroçaria em materiais compósitos, destaca-se pela suspensão Reiger de longo curso, travões de alto desempenho com pinças de seis pistões BREMBO, e um sistema de tração integral com diferenciais Xtrac bloqueáveis que lhe permitem enfrentar os terrenos mais exigentes do planeta. O habitáculo conta com um painel em fibra de carbono e instrumentação digital, concebidos para facilitar a leitura em condições extremas.

A maior aventura do Mundo

De 3 a 17 de janeiro de 2026, o Rally Dakar regressa à Arábia Saudita para a sua sétima edição consecutiva nesta região, apresentando um percurso totalmente redesenhado que promete renovar o espírito de aventura e exigência extrema da prova.