Mercedes-Benz apresenta novo Classe S e mantém liderança 'premium' em Portugal

07-01-2021

O novo Classe S já chegou a Portugal. A limousine de luxo da Mercedes-Benz apresenta diversas inovações, como a nova geração do MBUX (Mercedes-Benz User Experience), a direção do eixo traseiro com um elevado ângulo de viragem e o airbag traseiro. A versão de 330 cv vai custar cerca de 135 mil euros. Veja o vídeo:

Os modelos disponíveis no lançamento de mercado incluem o S 350 d, S 350 d 4MATIC e S 400 d 4 MATIC a diesel, e os S 450 4MATIC e S 500 4MATIC a gasolina, com potências desde 286 a 435 CV. Posteriormente, em 2021, será lançada uma versão híbrida plug-in.

Comparativamente ao modelo antecessor, o novo Classe S é mais espaçoso quer para o condutor, quer para os passageiros, e tem também uma bagageira 20 litros maior.

A segunda geração do MBUX (Mercedes-Benz User Experience), com capacidade de aprendizagem, é também apresentada no novo Mercedes-Benz Classe S. O interior do veículo é ainda mais digital e inteligente, pois quer o hardware quer o software foram objeto de grandes avanços: os ecrãs brilhantes em até cinco monitores de grandes dimensões, alguns dos quais com tecnologia OLED, permitem controlar ainda mais facilmente o veículo e as funções de conforto equipadas. 

Outra grande inovação tecnológica é o MBUX Interior Assist que reconhece e antecipa as pretensões e intenções dos ocupantes, o que é realizado através da interpretação da direção da cabeça, dos movimentos das mãos e da linguagem corporal, respondendo com as correspondentes funções do veículo. O MBUX Smart Home pode permitir, através de uma rede WLAN e sensores, controlar remotamente a temperatura, iluminação, cortinas e aparelhos elétricos na residência do condutor.

A Mercedes-Benz melhorou fundamentalmente o sistema de controlo de conforto ENERGIZING no novo Classe S. Foram integradas inovações tais como uma massagem baseada nos servomotores de vibração na almofada do assento do banco e a transmissão de ressonância pelo sistema de som surround Burmester® high-end 4D.

A propósito do lançamento do novo Classe S, Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz em Portugal, afirma que: "o Classe S é sinónimo de luxo automóvel que combina conforto e segurança ao mais alto nível, agora também percetível pelo airbag frontal do banco traseiro e pela suspensão E-ACTIVE BODY CONTROL, que levanta a carroçaria até 8 cm na eventualidade de uma iminente colisão lateral. Estamos confiantes de que os nossos clientes vão ficar entusiasmados com as inovações tecnológicas, como a nova geração do Mercedes-Benz User Experience com MBUX Interior Assist e MBUX Smart Home. Outro dos pontos fundamentais é que o novo Classe S tem um coeficiente aerodinâmico de 0.22, sendo um dos modelos mais aerodinâmicos do mundo. Com o novo Classe S procuramos, uma vez mais, apresentar um dos automóveis mais desejados e fascinantes do mundo".

Mercedes é a marca 'premium' mais vendida em 2020

A Mercedes-Benz comercializou 13.752 automóveis no ano passado, registando um previsível decréscimo de 17% face a 2019, ano recorde de vendas da marca em Portugal, mesmo assim menor do que a quebra do mercado total (-35%). Foi igualmente alcançada uma assinalável quota de mercado de 9,5%, uma das maiores a nível mundial. Em Portugal, a Mercedes-Benz foi, em 2020, a 3.ª marca mais comercializada em Portugal.

Entre os modelos Mercedes-Benz mais procurados a nível nacional destaque para o Classe A, cuja estreia da 4.ª geração decorreu em maio de 2018, com 5.979 unidades comercializadas. O segmento compacto da Mercedes-Benz, este ano com o novo modelo GLB incluído, vendeu 8.710 unidades em 2020. Destaque para o Classe C Station que foi o 2º modelo mais comercializado com 989 unidades comercializadas.

A família Classe E apresentou também excelentes resultados, com um volume de vendas nesta gama (que inclui CLS e GLE) que atingiu as 2.289 unidades, o que corresponde a um aumento de aproximadamente 17% face a 2019.

Em 2020, os veículos PHEV da Mercedes-Benz (sob a sigla EQ Power) tiveram grande relevância nas vendas da Marca com um crescimento de 201% face a 2019 (3.354 unidades vendidas), alcançado a liderança em Portugal neste importante segmento. O modelo 100% elétrico EQC, comercializado nos finais de 2019, destaca-se igualmente com 225 unidades vendidas, o que correspondeu à quota total de produção disponível para Portugal. 

Atualmente, os modelos Mercedes-Benz EQ já representam 26% do total das vendas da Mercedes-Benz em Portugal, um crescimento substancial da marca EQ e que reflete a estratégia definida de redução de emissões de CO2 e a consolidação da liderança da marca Merecedes-Benz no caminho para a neutralidade carbónica.

A Mercedes-AMG continuou a sua forte ofensiva em 2020, com um total de 281 modelos comercializados, com especial destaque para o Mercedes-AMG GT 4 portas, com 70 unidades vendidas no ano passado.

Em 2020, a smart tornou-se a primeira marca 100% elétrica a nível mundial. No ano de transição e, tal como previsto, a smart sofreu uma quebra face a 2019 quando comparando com as vendas de viaturas a combustão. Não obstante, conseguiu comercializar 518 unidades totalmente elétricas em Portugal, um aumento de vendas de 27,3% face a 2019.