Mercedes C 220d Cabriolet: Prazer ao sol

02-08-2019

Acredite que é uma das melhores sensações: Aproveitar o final de uma tarde de verão para contemplar belas paisagens a bordo de um carro descapotável, desfrutando dos aromas do campo, da montanha ou do mar. Ao introduzir a versão Cabriolet no Classe C a Mercedes tornou esse prazer mais acessível, como pudemos constatar no ensaio à versão 220d.

Basta acionar o comando instalado na consola central para, em menos de 20 segundos, abrir ou fechar a cobertura do C 220 d Cabriolet, operação que pode ser feita em andamento até uma velocidade de 50 km/h. Embora em lona, a capota é robusta mas de uma elegância notável e permite várias combinações de cores com a carroçaria. 

Fechada, isola com grande eficácia som, temperatura e deslocação do ar, quase tornando o cabrio num coupé. Desengane-se, assim, quem pensa que este é apenas um carro de verão. Nada disso! Até porque, nas horas de maior calor nem é aconselhável a abertura da capota, a menos que tenhamos como extra o sistema de ventilação dos bancos com saídas de ar junto ao pescoço. 

Este (através do aquecimento) serve também para que possamos abrir a capota nos dias frios de sol, sendo que o isolamento térmico ou a resistência a intempéries chega a ser mais eficaz do que o das carroçarias convencionais.

Outro dado importante que distingue os descapotáveis da Mercedes passa pelo sistema Aircap, que abafa literalmente a deslocação do ar e o vento à frente e atrás aumentando a sensação de conforto a bordo.

Falando de conforto, este é um dos pontos fortes do Mercedes C 220 d Cabriolet. O interior revela todo o requinte que a marca emprega nos seus modelos e os bancos da frente são ergonómicos e adaptáveis (através de vários comandos elétricos) à posição pretendida. Já nos lugares de trás não abunda espaços para adultos de maior porte, mas duas crianças podem viajar com toda a comodidade e segurança.

Ainda no interior, o equipamento disponível está ao nível da restante gama do Classe C, sendo que a versão testada pelo Regiãonline incluía mais de 8000 euros em extras, sendo que o pacote base já é muito completo, integrando o monitor central com sistema de Infoentretenimento, painel de instrumentos digital, bem como diversos sistemas de segurança e ajuda ao condutor.

Em termos de condução, o C 220 d Cabriolet destaca-se pela suavidade e conforto que proporciona, com o propulsor 2.0 diesel, de 195 cv, com caixa automática de nove velocidades, a revelar competências para todo o tipo de utilização. De resto, pode ser "domado" através de um seletor dinâmico que nos permite optar pelo modo de condução mais económica, confortável, desportiva ou personalizada, combinando e ajustando assim o comportamento do motor, caixa de velocidades, direção e suspensão ao que deles pretendemos.

Em matéria de consumos, outra surpresa: média final de 6,8 l/100 km após mais de 500 km percorridos em percurso misto, o que embora longe dos 4,8 l/100 km anunciados pela marca não deixa de ser francamente bom para um carro de 195 cv.

Os preços começam nos 62.000€. A versão testada pelo JR tinha um preço final de 72.526€, devido aos muitos extras e ao pacote AMG que a torna mais desportiva.

Paulo Parracho

Ficha Técnica e Tabela de Preços: