Mercedes GLE lidera nos testes a sistemas de apoio à condução

07-10-2020

O GLE, SUV da Mercedes-Benz, alcançou a melhor classificação nos testes aos sistemas de assistência à condução (semiautónoma SAE Nível 2). Em análise estiveram os pack Driving Assistance e Driving Assistance Plus, classificados com "Muito Bom", resultado de 174 pontos (87% da pontuação total). Num lote de novos modelos, a par do GLE, só o Q8 da Audi e o BMW Série 3 obtiveram classificação máxima. 

O pack de assistência à condução do Mercedes-Benz GLE inclui diversas funções que permitem uma condução semiautónoma, reduzindo consideravelmente o esforço do condutor. Os sistemas modernos avisam o condutor em caso de uma iminente colisão e intervêm, por exemplo, através da travagem de emergência autónoma para reduzir a severidade de possíveis colisões ou até evitá-las de todo.

O Euro NCAP elogiou particularmente o facto de se tratarem de sistemas de cooperação que apoiam, ao invés de assumirem por completo as funções do condutor. Por exemplo, o Active Steering Assist pode apoiar o condutor a manobrar a direção durante a realização de curvas. Até à velocidade de 130 km/h, não depende necessariamente das marcas rodoviárias claramente nítidas, mas pode continuar a intervir ativamente mesmo quando as marcas rodoviárias não são nítidas (por ex., em caso de obras de conservação da estrada) ou até no caso de não existirem de todo. 

Desta forma, o sistema poderá reduzir efetivamente o esforço do condutor e apoiá-lo especialmente em situações de trânsito congestionado. O condutor poderá fácil e intuitivamente anular a intervenção do sistema em qualquer momento e, portanto, poderá executar totalmente as tarefas de condução. 

A transição intuitiva e harmoniosa entre o apoio do sistema e a condução não apoiada faz parte do carácter de cooperação do pack de assistência à condução da Mercedes-Benz. Por esta razão, o Mercedes-Benz GLE recebeu a máxima pontuação e classificou-se em primeiro lugar no teste "Envolvimento do Condutor". 

Foi salientado que a designação e a comunicação da Mercedes-Benz relativa ao GLE não sugerem sistemas autónomos, identificando-os claramente como sistemas de assistência. Ou seja, com sistemas de condução parcialmente autónoma, o condutor desempenha uma função ativa e deve executar a tarefa de condução permanentemente. 

No teste "Assistência ao Veículo e Apoio de Segurança", que avalia o desempenho técnico dos sistemas, o Mercedes-Benz GLE também obteve o melhor resultado.

Nesta ronda de testes, só a BMW, através do Série 3, e o Audi Q8 se aproximaram da classificação do Mercedes GLE, repetindo o "Muito Bom". O nível seguinte (Bom) foi atribuído ao sistema Co-Pilot 360 do novo Ford Kuga, enquanto o "Piloto Automático" do Tesla Model 3 não foi além do terceiro nível da classificação final do Euro NCAP.