Mercedes revela novo volante tátil na próxima geração do Classe E
No próximo verão, com o lançamento da nova geração do Classe E, a Mercedes-Benz apresenta uma geração totalmente nova de volantes digitais: o volante tátil. O seu aro contém uma camada sensorial de duas zonas que deteta se o condutor tem as mãos no volante. Os botões táteis de controlo colocados nos raios também funcionam com sinais digitais.

O primeiro passo no sentido da criação do moderno volante Mercedes-Benz foi dado há 120 anos, pela então Daimler-Motoren-Gesellschaft: a transição desde uma simples manivela de direção para um volante significativamente mais funcional.
Isto levou ao desenvolvimento do atual centro de comando tecnologicamente avançado, que permite ao condutor direcionar o veículo com precisão e, ao mesmo tempo, operar de forma cómoda e segura vários sistemas de conforto e de assistência.
Os engenheiros de desenvolvimento e os designers trabalham em conjunto e focam a sua atenção no aperfeiçoamento de todos os detalhes. Por exemplo, cada milímetro de uma placa de circuito determina o quão elegante a superfície pode ser desenhada. Tude se resume à estética e, sobretudo, à perceção tátil.
2020: o volante tátil no novo Classe E

A nova geração de volantes com deteção de mãos retiradas do volante é agora lançada no Classe E. No aro do volante está instalada uma camada sensorial de duas zonas. Os sensores nos lados frontal e traseiro do aro do volante detetam se o condutor tem as suas mãos no volante. Não é mais necessário um movimento do volante para transmitir um sinal aos sistemas de assistência de que o condutor está a controlar o veículo.
Os botões Touch Control integrados nos raios do volante também integram tecnologia capacitiva, o que reduz ao mínimo as superfícies de operação mecânica.
Os painéis de controlo contínuos, que estão divididos em várias áreas funcionais, estão rigorosamente integrados à face nos raios. Tal como num smartphone, os toques são registados e avaliados através de tecnologia sensorial capacitiva, que permite a operação intuitiva através dos gestos de deslizamento e do pressionar de símbolos conhecidos.
Foram selecionados materiais de elevada qualidade para que a operação seja possível mesmo num interior aquecido pela radiação solar. O sistema reconhece automaticamente onde se encontra o dedo num dado momento. Os botões também foram projetados para suportar temperaturas superiores a 100 graus Celsius.
Proporções perfeitas
O volante está disponível em três versões: "Sport," "Luxury" e "Supersport". Na versão "Luxury", os raios apresentam a geometria de um cálice. Na versão "Supersport", são mantidos dois raios duplos em preto, evocando as jantes dos veículos desportivos. Desta forma, os volantes revelam tecnologia moderna e ao mesmo tempo despertam emoções, mantendo-se fiéis à filosofia de design de Pureza Sensual, que expressa a combinação de inteligência com emoção.
O tamanho do volante permaneceu idêntico ao da geração anterior. A Mercedes-Benz desenvolveu tamanhos fixos para os volantes. A medida média dos volantes é de 370 milímetros ("Supersport") a 380 milímetros ("Luxury"), em função da versão. O aro do volante tem uma largura de 29 milímetros e uma profundidade de 42 a 44 milímetros.
Mercedes-Benz: 120 anos no desenvolvimento de volantes
Conheça toda a história: