Mundial de superbikes regressa ao Estoril e terá dois portugueses em prova

22-09-2020

O campeonato do mundo de superbikes vai decorrer, pela terceira vez, no Circuito do Estoril, onde os pilotos portugueses Tomás Alonso e Miguel Santiago vão tentar a qualificação para a corrida principal na categoria Superbike 300.

Além dos dois jovens portugueses, a última prova do Mundial de superbikes, que visitou o Estoril em 1988 e 1993, poderá ainda contar com a participação de Pedro Fragoso nas Super Sport 300.

Depois da qualificação na prova do campeonato do mundo em Portimão, Tomás Alonso, que lidera o nacional, ambiciona repetir a experiência no Autódromo do Estoril.

"O objetivo vai ser como em Portimão, primeiro qualificar-me para a corrida principal e depois tentar fazer um grande resultado. Não há muita tática, vou dar tudo de início ao fim. Sabemos que é muito complicado nas Super Sport 300, porque são muitos pilotos e todos querem ganhar, mas vou dar o meu melhor e tentar trazer um bom resultado para mim e para Portugal", avançou Alonso.

Já Miguel Santiago, que compete no campeonato espanhol, nunca disputou nenhuma corrida do Mundial e não esconde estar "muito entusiasmado com esta prova."

"Desde há um ano que ando a sonhar com isto, a equipa sempre trabalhou comigo para conseguirmos um bom 'set up' para a mota, para me habituar rápido a esta categoria e subir para o Mundial o mais rápido possível. Graças à Federação de Motociclismo de Portugal e à minha equipa vou conseguir participar no Mundial no Estoril e vou dar o meu melhor. Vou dar tudo do início ao fim para aprender com os melhores do mundo e tentar me classificar", defendeu Miguel Santiago, reconhecendo que a "falta de experiência será uma dificuldade acrescida, mas o objetivo é aprender o máximo possível".

Manuel Marinheiro, presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, além de destacar o trabalho e empreendedorismo de Jorge Viegas, presidente da Federação Internacional de Motociclismo, e a capacidade organizativa em Portugal, nomeadamente em Cascais, lembra que estão a ser feitos "todos os possíveis" para os pilotos lusos mais novos "poderem participar" nas provais internacionais.

"É um nível elevadíssimo, mas é a melhor forma de evoluírem e essa é também a nossa função. O foco da Federação é essencialmente os nossos pilotos, dar a oportunidade de competir com os melhores a nível mundial", frisou o Manuel Marinheiro.

Já Frederico Nunes, vereador do desporto da Câmara Municipal de Cascais, apontou para a importância de Cascais receber estas duas provas, o campeonato do mundo de superbikes e as 12 horas Estoril, última prova do Mundial de motociclismo de resistência, ambas apresentadas hoje na Marina de Cascais.

"É um orgulho para Cascais e para Portugal receber todas estas provas internacionais. Têm os olhos postos em Cascais, temos vindo a demonstrar que somos bons a organizar e a acolher. Se não fomos os primeiros, fomos dos primeiros a receber, em tempos de pandemia, e organizar uma prova de motociclismo", sublinhou o vereador.

Prova de Resistência já neste fim-de-semana

Começa já no próximo fim-de-semana. A adrenalina do desporto motorizado vai-se fazer sentir e ouvir no Autódromo do Estoril, relembrando velhos tempos. Pela terceira vez na sua história o mundial de resistência será o cenário decisivo para um campeonato que realizará aqui uma prova com 12 horas de duração.

Esta será a segunda vez que se realiza uma prova com 12 Horas em solo luso - a primeira foi em 2016 no Algarve - e a mais longa de sempre no Estoril pois em 1987.

O programa oficial da prova começará no dia 23 de Setembro com a realização dos primeiros treinos privados, seguindo-se nos dias 24 e 25 as sessões de treinos livres, cronometrados e qualificação, o mesmo se passando com o 'warm-up'.

A corrida será realizada no dia 26 de Setembro com arranque marcado para as 08h30 da manhã depois de um segundo 'warm-up'. Às 20h30 será dada a bandeira de xadrez para o final de corrida e do campeonato que terá o seu pódio final no Circuito do Estoril.

Com uma vasta cobertura mediática a prova terá transmissão televisiva no canal Eurosport chegando a mais de meia centena de países para atingir uma audiência a rondar os oito milhões de espectadores de acordo com os números registados no final de Agosto aquando das 24 Horas de Le Mans.