Museu da Presidência da República reabre renovado

18-09-2025

O Museu da Presidência da República, no Palácio de Belém, em Lisboa, reabriu oficialmente ao público, renovado e com novos conteúdos, após aproximadamente um ano de obras de requalificação.

A reabertura foi hoje divulgada através de uma nota no sítio oficial da Presidência da República na Internet, acompanhada por fotografias, na qual se lê: "Após um período encerrado para obras de ampliação e renovação, o Museu da Presidência da República reabre hoje oficialmente as suas portas no Palácio Nacional de Belém".

Na mesma nota, refere-se que "a exposição permanente teve uma intervenção profunda, com a introdução de novos núcleos temáticos, peças inéditas e documentos raros que revelam a história da República Portuguesa e dos seus presidentes".

Entre as novidades, é destacada "a ampliação do espaço expositivo dedicado às ordens honoríficas portuguesas, que passa a integrar um conjunto significativo de insígnias, cunhos, quadros e peças de elevado valor simbólico".

"Este núcleo dá a conhecer o papel do Presidente da República enquanto grão-mestre das ordens e destaca as distinções que reconhecem serviços de excecional relevância prestados à nação", acrescenta-se.

A Presidência da República enquadra o respetivo museu como um "espaço emblemático onde se cruzam a arte, a memória e a identidade nacional", que "valoriza a divulgação do património histórico e institucional da República Portuguesa".

O acesso ao Museu da Presidência da República é feito pela Praça Afonso de Albuquerque. Este espaço esteve encerrado para obras de requalificação pelo menos desde meados de outubro do ano passado.

A reabertura acontece a menos de seis meses do fim de mandato do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que irá cessar funções em 9 de março do próximo ano.