MX-30: O primeiro elétrico da Mazda assume vocação citadina

10-09-2020

A Mazda acaba de lançar no mercado nacional o seu primeiro modelo 100% elétrico. O MX-30 recupera a sigla de arrojo e inovação da marca e apresenta-se como um citadino puro. Daí a autonomia de apenas 265 km em circuito urbano, compensada pelo preço inferior ao da concorrência. E até tem cortiça portuguesa no interior. (Com vídeo)

As portas freestyle de abertura desencontrada são a marca que distingue o design moderno do novo Mazda MX-30. De aspeto robusto e musculado, foi desenhado especificamente para ser o primeiro modelo 100% elétrico da marca nipónica. É pois, um carro diferente de todos os outros, sofisticado e requintado.

O design, a qualidade dos materiais, na sua maioria recicláveis, e um nível supremo de equipamento de segurança, ajudas à condução e infoentretenimento colocam-no num patamar premium.

Tadavia, a Mazda prefere apresentar o MX-30 como um citadino puro e duro e não como um familiar, talvez para explicar a opção por baterias mais leves e económicas.

O MX-30 recorre a uma nova tecnologia de propulsão elétrica, adoptando a designação e-Skyactiv. Com uma potência máxima de 107 Kw/145 CV e um binário máximo de 270,9 Nm, o MX-30, de tração dianteira, acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos e tem uma velocidade máxima de 140 km/h.

O consumo de 19 kWh/100 km (emissões de CO2: 0 g/km; combinado WLTP), a bateria de iões de lítio de 35,5 kWh do sistema e-Skyactiv que equipa o MX-30 confere uma autonomia de condução (aferida segundo o protocolo WLTP) de 200 km (265 km em cidade), muito superior à média diária de 48 quilómetros feita pelos condutores europeus.

Ainda a nível mecânico, a Mazda desenvolveu o seu próprio conceito de "Pedal Motor" especificamente para o MX-30, uma evolução do pedal do acelerador tradicional que reduz o tempo de resposta do veículo às solicitações do condutor. Além disso, o feedback auditivo relativo ao desenvolvimento do binário da unidade de potência é fornecido através do sistema de áudio, ajudando o condutor a controlar, subconscientemente, a velocidade do veículo com maior precisão. O MX-30 também está equipado com patilhas no volante para comando da caixa de velocidades, reforçando o prazer da condução EV.

Em termos de carregamentos, o MX-30 suporta cargas na rede doméstica (2,3 Kw), mas são necessárias 14 horas para compor os 100% de capacidade da bateria. Já nos postos normais (6,6 Kw) são precisas apenas 5 horas e os carregamentos rápidos (80%) a 50 Kw podem ser feitos em apenas 36 minutos.

O desenho das portas não prejudica o acesso aos lugares traseiros, mas o espaço para pernas não é tanto quanto seria de esperar. Já a bagageira, com os seus 366 litros, responde às necessidades.

Por exemplo, a cortiça envelhecida utilizada na consola central foi projetada para realçar a textura e o calor visual do material. Os painéis das portas apresentam um material fibroso com uma textura que parece conter ar, reforçando a sensação de abertura e espaço no habitáculo, com um nível de detalhes sem precedentes.

Veja o vídeo:

Ambos os materiais foram projetados para serem sustentáveis e de baixo impacto. Os painéis das portas utilizam fibras obtidas a partir de garrafas de plástico recicladas, enquanto a cortiça - material de origem portuguesa - é colhida da casca das árvores. Além disso, a Mazda está a substitur os revestimentos em couro genuíno por uma alternativa não animal (vegan).

Pela primeira vez num modelo Mazda, o MX-30 adopta um painel digital para controlo do ar condicionado, através de um touchscreen de 7 polegadas na consola central inferior. Os controlos são apresentados de forma simples e estão agrupados de forma inteligente, garantindo uma operação segura e intuitiva.

Com tanta qualidade ao nível de interiores e equipamentos, o MX-30 ombreia com os melhores modelos 100% elétricos, mas apresenta-se com preços verdadeiramente competitivos, devido à menor capacidade das baterias.

Aliás, para empresas, que beneficiam de incentivos fiscais para o efeito, este é um modelo que pode ficar abaixo dos 30.000€, sendo que para o cliente particular o preço pode chegar aos 34.500€ para a versão First Edition e os 39.270€ para o nível máximo de equipamento (Excellence).

A marca tem disponível uma campanha de financiamento, que pode reduzir o preço para particulares em 3000€.

Saiba mais sobre este modelo: