Nova SBE promove programa de apoio a instituições sociais

17-04-2023

A Nova SBE abriu recentemente as inscrições para mais uma edição do Programa Social Leapfrog e, até ao dia 7 de maio, as organizações sociais com sede em Portugal Continental, podem candidatar-se a este programa de capacitação gratuito, que desde o seu início, em 2019, já contribuiu para o "salto" a nível de impacto e sustentabilidade financeira de 25 organizações sociais.

O programa, que faz parte da Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação "la Caixa", o BPI e a Nova SBE, com coordenação do Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center, não tem quaisquer custos associados e assiste organizações sociais que procuram diversificar as suas fontes de receitas através de um processo de diagnóstico e acompanhamento dos seus desafios nas diferentes áreas de gestão.

O programa de capacitação e acompanhamento personalizado tem a duração de 3 anos e coloca à disposição das organizações diferentes meios de transferência de conhecimento. Os participantes têm acesso, após o diagnóstico dos principais desafios de gestão da organização, a um plano de ação que incorpora, entre outras, as áreas de governance, estratégia, marketing e operações. As organizações participam em formações da escola, workshops customizados ministrados por professores, projetos de consultoria com alunos, teses de mestrado, estágios, mentoria de profissionais de gestão, entre outros recursos que envolvem a comunidade da Nova SBE.

As organizações sociais interessadas, podem candidatar-se online. Serão conhecidas, no dia 7 de julho de 2023 as 10 organizações, selecionadas pela equipa responsável do programa e um júri composto por 7 membros, que irão participar na 4ª edição do Programa Social Leapfrog.

25 organizações sociais já apoiadas desde 2019

O Programa Social Leapfrog teve a sua primeira edição em 2019 e, em 5 anos, já apoiou 25 organizações sociais. Mais de 1400 pessoas (membros das organizações participantes, alunos, antigos alunos, professores, colaboradores e parceiros da Nova SBE) já estiveram envolvidas até à presente data, nas três primeiras edições do programa.

A 1ª Edição Leapfrog, iniciada em 2019 e a única já finalizada, apoiou 7 organizações (A Barragem, Ajuda de Mãe, Alzheimer Portugal, Biovilla, Cercica, Mezze e Semear). As 2ª e 3ª edições, ainda a decorrer, apoiam 18 organizações sociais (Academia Ten, AMUT, APPDA Lisboa, ARCIL, ARIA, Associação Salvador, ATNP, Cadin, CDI Portugal, CECD, Centro Social de Soutelo, Centro Juvenil de S. José, Comunidade Vida e Paz, Crescer, Just a Change, Prevenir, UDream e VilacomVida).

'Quando iniciamos a nossa jornada como participantes da 1ª edição do Social Leapfrog, em 2019, tínhamos como ambição expandir o restaurante MEZZE para o Porto. Entretanto, durante o programa, tivemos a oportunidade de revisitar a nossa missão e refletir sobre a estratégia da organização a longo prazo' afirma Francisca Gorjão Henriques, fundadora e presidente da Associação Pão a Pão. 'Percebemos que o que nos fazia sentido para alargar o nosso impacto ia muito além do restaurante. Em 2022, com o apoio do programa criámos o Mezze Escola, um curso de restauração desenhado especialmente para pessoas migrantes. Em vez de criarmos emprego, damos as ferramentas para a inserção no mercado de trabalho. Não desistimos da replicação do Mezze no Porto, mas será o Mezze Escola o primeiro a lá chegar, já este ano!'.

'Entramos na 4ª edição do programa muito satisfeitos com os resultados que temos vindo a recolher' afirma Talita Feliciano, coordenadora do programa, 'no final do ano passado fizemos a nossa primeira avaliação de impacto e a satisfação expressa pelas organizações foi muito consistente e ampla. O programa foi identificado pela sua robustez, atribuída à duração de 3 anos, e pela abrangência e diversidade de temas que abordamos de forma customizada. O ambiente informal e o constante acompanhamento da equipa do programa foram dois pontos positivos referidos, o que nos deixa muito satisfeitos e expectantes para futuros desafios'.