Novo Citroën ë-C4: Um elétrico capaz de fazer história

05-02-2021

Ousadia e inovação são dois conceitos sempre presentes no lançamento de novos modelos da Citroën e é isso que torna a maioria deles num sucesso de vendas. Ora, o novo C4 não foge à regra e tem todas as competências para se assumir como mais um ícone da marca.

De resto, ao fundir elementos de SUV e de Compacto Familiar, dois dos segmentos de maior sucesso comercial no mercado europeu, a nova geração do C4 é abrangente quanto a gostos, com a originalidade do design, o estilo, o espaço, o conforto, a tecnologia e a diversidade de motorizações a corresponderem aos objetivos de fidelização dos atuais clientes e, sobretudo, de conquista de uma nova geração de utilizadores.

E é nesse patamar que surge, certamente, a versão cem por cento eletrificada do C4. Assente na plataforma CMP do grupo PSA, desenhada precisamente para contemplar motorizações convencionais ou elétricas, o Citroën ë-C4 aposta num motor de 136 cv (100 kW) e 260 NM de binário, totalmente disponíveis no arranque como é timbre nos elétricos, e uma aceleração dos zero aos 100 km/hora em apenas 9,7 segundos (em modo de Sport), para uma velocidade máxima limitada a 150 km/h.

Esta versão 100 por centro elétrica dispõe de bateria de iões de lítio de 50 kWh de capacidade, o que garante uma autonomia na casa dos 350 km, valor que não sendo fabuloso, está ao nível da maioria dos modelos da mesma gama e nível de preços.

De sublinhar que os carregamentos do ë-C4 podem ser feitos em 30 minutos para 80% da carga num carregador de 100 kW. Já numa tomada de 16A a carga total demora 15 horas, sendo que numa ficha doméstica normal o carregamento pode até chegar às 24 horas.

Em estrada, o ë-C4 demonstra grande capacidade de regeneração de energia através da função 'Brake', sendo indispensável formatar a nossa condução às especificidades do carro e do percurso - e também aos três modos de condução disponíveis: Eco, Normal e Sport - para alcançar a autonomia anunciada.

No primeiro ensaio de estrada efetuado pelo Jornal Região Online, num percurso misto de cidade, auto-estrada e estrada, entre Lisboa - Montijo - Alcochete -Lisboa, foi possível constatar todas as virtudes do elétrico francês, nomeadamente a suavidade de condução e o conforto a bordo, mesmo em pisos degradados. 

A este fator não é estranha a aposta nas suspensões com Batentes Hidráulicos Progressivos, já conhecidas noutros modelos da marca e que colocam o conforto, a filtragem de todas as imperfeições do asfalto e os movimentos da carroçaria a um nível muito próximo dos modelos "premium". 

Para complementar há ainda os bancos Advanced Comfort, com efeito acolchoado e espumas com mais 15 mm de espessura e apoio reforçado, que aumentam a comodidade e absorvem todas as vibrações.

De referir também que a arquitetura SUV tipo coupé cria ainda uma posição de condução elevada e a ampla superfície vidrada (4,35 m2) favorece a luminosidade a bordo.

Já agora, refiram-se os múltiplos espaços de arrumação e os 380 litros de capacidade da bagageira.

A tudo isto junta-se uma sensação de segurança plena, mercê dos múltiplos sistemas e dispositivos de ajuda à condução disponíveis, cerca de duas dezenas, entre os quais se destaca o Highway Driver Assit. Este, integra o regulador de velocidade adaptativo com função stop & go e o alerta de transposição de faixa de rodagem, o que possibilita condução praticamente autónoma durante alguns segundos, ou seja, aquilo que tecnicamente se designa por condução semiautónoma de nível 2.

Consoante os níveis de equipamento, o C4, tanto nas versões com motorizações convencionais, como no elétrico, está recheado de tecnologia e de conectividade, com head up display e ecrã tátil central de 10''. A estes junta-se uma novidade, o Smart Pad Support, que possibilita ao "pendura" encaixar na perfeição o seu tablet de 10,5'' para dele desfrutar durante qualquer viagem.

Para além da novidade da versão cem por cento elétrica, que a Citroën estima possa alcançar a venda de 500 unidades em Portugal durante o corrente ano, o novo C4 apresenta-se com as tradicionais motorizações de combustão (com 2000 unidades como objetivo de vendas).

Assim, com todas as características de interiores e de arquitetura exterior semelhantes ao ë-C4, as opções térmicas estão confiadas aos motores 1.2 PureTech de 100, 130 e 155 cv, com preços entre os 23.607€ e os 33.107€ e os já conhecidos 1.5 BlueHDi de 100 e 130 cv, com preços entre os 27.707€ e os 30.508€

Quanto ao Citroën ë-C4 tem um preço de 37.607€, com vantagens fiscais adicionais para empresas e frotas.

Paulo Parracho

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