Novo Classe S da Mercedes: O pináculo da perfeição tecnológica
Ao luxo evidente, linhas clássicas mas igualmente modernas e ao leque de motorizações diesel e gasolina de seis cilindros, o novo Mercedes-Benz Classe S apresenta as mais recentes funcionalidades tecnológicas da marca. Conheça aqui as mais importantes. Veja os vídeos:
O novo Classe S utiliza sistemas digitais que respondem empaticamente às necessidades e pretensões dos seus condutores e passageiros.
A segunda geração do MBUX (Mercedes-Benz User Experience) será lançada no novo Classe S, agora apresentado mundialmente. Outra característica marcante na qualidade de interface entre o condutor, passageiros e o veículo é o facto de estarem disponíveis até cinco ecrãs no interior do veículo, alguns dos quais com tecnologia OLED.
Com o simples pressionar de um botão, o novo ecrã 3D do condutor permite pela primeira vez a perceção espacial com um real efeito 3D graças ao sistema de seguimento ocular. Uma característica igualmente impressionante é o ecrã head-up de grandes dimensões com realidade aumentada. Durante a navegação, por exemplo, as setas de bifurcação animadas são virtual e precisamente projetadas na faixa de rodagem.
Utilizando sensores no interior da viatura e algoritmos de aprendizagem, o Assistente Interior MBUX reconhece e antecipa as pretensões e intenções dos ocupantes. Isto é realizado através da interpretação da direção da cabeça, dos movimentos das mãos e da linguagem corporal, respondendo com as correspondentes funções do veículo. Por exemplo, se o condutor virar a cabeça para o lado do vidro traseiro, o Assistente Interior abre automaticamente a cortina de proteção solar.
A iluminação ambiente ativa com cerca de 250 LEDs está agora integrada nos sistemas de assistência à condução e pode reforçar visualmente os avisos fornecidos pelos sistemas. Além disso, por exemplo, pode responder aos ocupantes quando operam o sistema de ar condicionado ou o assistente de voz "Olá Mercedes".
A última geração do Pack Driving Assistance integra novas e inúmeras funções aperfeiçoadas como, por exemplo, o cumprimento dos limites de velocidade. O novo ecrã de assistência no monitor do condutor apresenta claramente o princípio de funcionamento dos sistemas de assistência à condução numa vista de ecrã total.
Na eventualidade de uma severa colisão frontal, o airbag traseiro (equipamento opcional do Classe S versão longa) pode reduzir significativamente as cargas que atuam na cabeça e no pescoço dos ocupantes dos bancos laterais traseiros com os cintos de segurança colocados. O airbag frontal do banco traseiro é acionado de forma particularmente suave graças à sua inovadora construção, constituída por uma estrutura tubular.
Graças ao opcional eixo traseiro direcional, o Classe S é tão manobrável quanto um modelo compacto em cidade. O ângulo da direção no eixo traseiro pode atingir até dez graus. Mesmo no Classe S versão longa e com tração integral, o diâmetro de viragem foi reduzido em 1.9 metros para um valor inferior a 10.9 metros.
Mais de 50 módulos de controlo eletrónicos no novo Classe S podem ser atualizados com novo software através de uma comunicação sem-fios. Estes incluem todo o sistema de informação e de entretenimento MBUX, o ecrã do condutor, os sistemas de assistência à condução e os sistemas de iluminação MULTIBEAM LED e DIGITAL LIGHT. Esta tecnologia permite ao condutor poupar tempo pois não necessita de visitar uma oficina para esta finalidade. Além disso, o veículo mantém-se atualizado ao longo do seu ciclo de vida e é equipado com novas funcionalidades. Para receber as atualizações através de uma comunicação sem-fios, o utilizador deverá consentir explicitamente tais atualizações.
Na eventualidade de uma iminente colisão lateral com outra viatura, a carroçaria do veículo pode ser elevada pela suspensão opcional E-ACTIVE BODY CONTROL em apenas alguns décimos de segundo. Esta é uma nova função do sistema PRE-SAFE® Impulse Side: pode reduzir as cargas que atuam nos ocupantes pois direciona as forças do impacto para os componentes estruturais particularmente resistentes na secção inferior do veículo.
Prevê-se que a partir do segundo semestre de 2021, o Classe S possa ser conduzido em modo autónomo condicionado com o novo DRIVE PILOT (equipamento opcional), em situações onde a densidade do trânsito seja elevada ou em caudas de filas de trânsito, em troços de autoestrada na Alemanha. Ao reduzir o esforço do condutor, este sistema permite que sejam realizadas outras atividades durante as viagens como, por exemplo, navegar na internet ou tratar de emails no In-Car Office.
A revolucionária tecnologia de iluminação dos faróis DIGITAL LIGHT (equipamento opcional) permite utilizar funções totalmente novas, por exemplo, a projeção de marcas auxiliares ou sinais de aviso na estrada em frente ao veículo. Em cada farol, o sistema DIGITAL LIGHT integra um módulo de iluminação com três LEDs de elevada potência, cuja luz é refratada e direcionada por 1.3 milhões micro espelhos. A resolução total é, portanto, superior a 2.6 milhões de pixéis.
O novo Classe S pode ser encomendado a partir de meados de setembro de 2020 e estará disponível nos concessionários em dezembro de 2020. O lançamento de mercado nos EUA e na China irá ocorrer em fevereiro de 2021.
As motorizações 3.0 a gasolina ou gasóleo, sempre associados a uma caixa automática com conversor de binário de nove velocidades (9G-Tronic), apresentam-se com vários níveis de potência, desde os 286 cv do S 350d aos 435 cv do S 500 4Matic.
Brevemente estará disponível um motor V8 com motor de arranque/alternador integrado (ISG) e sistema elétrica de bordo de 48 V. Posteriormente, em 2021, será lançada uma versão híbrida plug-in com uma autonomia em modo elétrico de cerca de 100 km.