Novo DS4 estreia tecnologias de ponta a pensar na concorrência premium

04-12-2020

A DS Automobiles desvendou o DS 4, a sua nova criação para o segmento C-Premium. O modelo integra tecnologia de ponta e pretende abrir novo capítulo na história da marca. Adota tecnologias inéditas na categoria em termos de eletrificação E-TENSE, conectividade aplicada a um interior fluido e digital, a par do conforto, serenidade dinâmica e da nova assinatura de luz DS.

Modelo para o segmento C-Premium, o DS 4 traduz-se no encontro do savoir-faire francês do luxo e do apuramento tecnológico, tudo aprimorado com um 'design' arrojado. O DS 4 foi projetado para quem procura estilo, pureza, soluções intuitivas, tecnologia e prazer de condução, indo, através deste conceito, ao encontro de diferentes grupos-alvo no mercado.

As soluções tecnológicas presentes no DS 4 foram particularmente estudadas para o distinguir dos demais em quatro áreas principais: eletrificação E-TENSE, conectividade aplicada a um interior fluido e digital, conforto e serenidade dinâmica e assinatura de luz DS.


Híbrido recarregável

A nova versão EMP2 foi concebida para acomodar toda uma nova geração de mecânicas de tração híbrida plug-in, sem comprometer a habitabilidade. Um motor de 4 cilindros, com 180 cavalos de potência, opera em conjunto com um motor elétrico de 110 cavalos, integrado na caixa de velocidades EAT8 de oito velocidades, disponibilizando uma potência combinada de 225 cavalos. A alimentação está a cargo de uma bateria mais eficiente - graças à adoção de novas células, mais compactas e com maior capacidade - montada na parte traseira da travessa deformável, permitindo ao modelo uma autonomia superior a 50 quilómetros no modo de emissões zero (ciclo misto WLTP).

Conforto e serenidade dinâmica

Já proposta nos modelos DS 3 CROSSBACK, DS 7 CROSSBACK e DS 9, a condução semiautónoma de nível 2 - o mais elevado hoje permitido nas estradas - regista uma grande evolução em termos de aplicação no DS 4, com o DS DRIVE ASSIST 2.0.

Tal traduz-se num posicionamento mais preciso na faixa de rodagem, com um suplemento de novos recursos como ultrapassagens semiautomáticas, adaptação da velocidade nas curvas e o aviso antecipado da velocidade apresentada nos sinais de trânsito.

O DS DRIVE ASSIST 2.0 integra sensores que registam tudo o que acontece dentro e em redor da viatura para melhor ajudar o condutor. Enriquecido com um radar dianteiro, radares nos 4 cantos do automóvel, ou ainda uma câmara colocada na parte superior do para-brisas, o DS 4 coloca-se no ambiente desejado pelo condutor graças à inteligência artificial, que analisa, em tempo real, as informações recolhidas.

A DS Automobiles representa, também, o conceito de serenidade dinâmica. No DS 4 tal traduz-se em conforto de rodagem de referência, tendo como um dos pontos fortes a suspensão pilotada DS ACTIVE SCAN SUSPENSION, um exclusivo neste segmento de mercado. Recorrendo a uma câmara colocada no topo do para-brisas, o sistema 'vê' e antecipa as irregularidades nas estradas e transmite os dados para um computador. Uma vez analisados os dados recolhidos por quatro sensores de 'atitude' e por três acelerómetros, o sistema atua em cada roda de forma independente. De acordo com as informações recolhidas, a suspensão torna-se mais firme ou mais flexível, dependendo das necessidades, resultando num conforto ideal, independentemente das condições da estrada.

Outra tecnologia que permitiu que a DS Automobiles se destacasse da concorrência é o sistema DS NIGHT VISION, que proporciona uma melhor visibilidade à noite. Uma câmara de infravermelhos, colocada na grelha, deteta peões e animais até 200 metros de distância, nomeadamente em situações de pouca luminosidade. O condutor pode visualizar a estrada no cluster digital e vê os perigos surgirem como alertas no DS EXTENDED HEAD UP DISPLAY para que possa ter tempo de reagir.