Novo Kia e-Niro: Autonomia deixou de ser um problema

21-05-2020

Chegou recentemente a Portugal a terceira versão eletrificada do novo Kia Niro. Com 204 cv e autonomia de 455 km, o e-Niro é um excelente 'carro elétrico' mas o preço elevado justifica que a força de vendas esteja mais dirigida para as empresas, devido aos incentivos fiscais que podem obter.

Pode não ser dos mais bonitos. Não é, mas isso é subjetivo! Porém, o novo Kia e-Niro é sem dúvida um dos melhores entre os crossover do segmento C, 100% elétricos.

Também disponível nas versões híbrida e híbrida Plug-in, este Niro prima pela alta capacidade (64 kWh) da bateria de polímeros de iões de lítio, arrefecida a água, o que se traduz numa autonomia anunciada de 455 km, não muito longe dos 438 km que alcançámos no nosso ensaio, com alguns cuidados é certo, mas sem qualquer dificuldade. Em ciclo exclusivamente urbano a marca anuncia 650 km de autonomia.

O segredo está em tirar partido de travagens e descidas para regenerar alguma da energia consumida e praticar uma condução suave. No nosso ensaio, percorremos vários percursos de estrada e auto-estrada e não hesitamos em utilizar o modo sport, que disponibiliza todo o binário (395 Nm) e os 204 cv do motor coreano, sempre que foi preciso acelerar um pouco mais ou realizar ultrapassagens de forma totalmente segura.

A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 7,8 segundos. A velocidade máxima é de 167 km/h.

Tal como acontece com as versões Hybrid e Plug-in Hybrid, o novo Niro elétrico possui tração dianteira, mas, para além de um centro de gravidade mais baixo e melhor distribuição de peso, é o primeiro da gama com vectorização de binário por travagem. O e-Niro oferece quatro níveis de regeneração de energia com controlo por patilhas no volante e quatro modos de condução: Eco, Eco+, Normal e Sport.

E de facto, sem preocupações quanto à autonomia, é um prazer guiar um carro assim: silencioso, potente, muito confortável e dotado de um nível de equipamento (Tech) só patente entre os melhores.

Refira-se que a marca comercializa também o e-Niro com bateria de 39,2 kWh de 136 cv e 289 km de autonomia, certamente mais barato, mas que por estratégia do importador não será vendido em Portugal.

Em termos de design, o e-Niro (mais alto 25 mm e mais comprido 10 mm) não esquece a grelha 'nariz de tigre' fechada com a porta de carregamento, numa frente com para-choques novo e entradas de ar reconfiguradas com pormenores em azul alusivos à versão elétrica. As jantes são de 17''.

No interior, com revestimentos em tecido e pele e uma nova iluminação ambiente, a substituição do comando da caixa de velocidades por um novo seletor rotativo 'shift-by-wire' destaca-se na consola central. O ecrã do painel de instrumentos tem 7'' e o monitor do sistema multimédia e de navegação é de 10''.

O conforto a bordo é notável, tal como o espaço para passageiros, verdadeiramente como num SUV, sendo que a bagageira de 433 litros, não sai prejudicada pela colocação das baterias.

Com um sistema de gestão da estabilidade de série para corrigir perdas de tração em travagem e curva, o e-Niro dispõe de mais ajudas à condução como prevenção de colisão frontal, alerta ao condutor, controlo de velocidade inteligente com 'stop and go' e assistentes de máximos e de saída de faixa de rodagem.

O e-Niro tem um consumo misto estimado em 15,9 kWh/100 km. Os carregamentos variam entre as 24 horas com uma tomada doméstica de 220 V, e entre as 9 s e as 5 horas, respetivamente com potências de 7,2 e 11 kW). Em carga rápida, os carregamentos (80%) fazem-se em 75 e em 54 minutos com potências, respetivamente, de 50 e de 100 kW.

O Kia e-Niro tem um preço de venda ao público de 49.500 euros, mas beneficiará de uma campanha de 4.000 euros que o deixará com o preço final de 45.500 euros para particulares. O preço para empresas (que se prevê serem 90 a 95% do mercado) será de 35.800 euros + IVA.

Paulo Parracho

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