Novo Mitsubishi Eclipse Cross PHEV: Combinação perfeita

24-08-2021

Renovado, o Mitsubishi Eclipse adota agora o sistema híbrido plug-in que tanto sucesso tem feito no Outlander, SUV da marca japonesa. Assim, consegue argumentos para se impor num segmento concorrido, com autonomia elétrica para 55 km, potência combinada de 188 cv e tração integral permanente.

Maior do que o antecessor (mais 14 cm, num total de 4,54 metros), embora um pouco mais baixo, o novo Mitsubishi Eclipse Outlander Cross PHEV oferece espaço interior a nível muito satisfatório para quatro ocupantes, 404 litros de capacidade na bagageira, e um conforto a bordo também ao melhor nível. Características indispensáveis para o tornarem num carro de família, sempre pronto para grandes viagens, uma vez que a sua amizade pelo ambiente, tão em voga nos dias que vão correndo, não lhe limita em nada a autonomia nem a liberdade de movimentos.

Este Eclipse adota o sistema híbrido que a Mitsubishi estreou com grande sucesso em 2014 no SUV Outlander e que agora surge, naturalmente evoluído, para alcançar a combinação perfeita num só carro: Elétrico para as pequenas viagens de casa para o emprego ou para pequenos passeios até 55 quilómetros de distância; Motor a Gasolina em sistema híbrido que mesmo assim beneficia sempre do conjunto elétrico, para os percursos mais distantes, ou sempre que as baterias estão descarregadas.

Tudo isto graças à combinação perfeita de um motor a gasolina de 2.4 litros e 98 a que se juntam duas unidades elétricas de 82 e 95 cv, à frente e na traseira, respetivamente, alimentadas por bateria de 13,8 kWh. Este sistema garante tração integral permanente, sendo que as unidades elétricas funcionam até uma velocidade máxima de 135 km/h, enquanto o motor térmico, para além da locomoção também pode funcionar como gerador para carregar a bateria. 

Outra forma ainda de obter energia para a bateria é através da travagem regenerativa, acionada através de patilhas no volante e, claro está, pelo carregamentos nos postos públicos ou na simples tomada da garagem. Aí o tempo de carga da bateria pode variar entre os 25 minutos e as sete horas).

No ensaio que efetuámos com o Eclipse Cross PHEV, conseguimos fazer Sintra-Lisboa-Sintra (54 km) apenas com recurso aos motores elétricos, muito embora o regresso tenha sido em velocidade mais reduzida. Ou seja: feitas as contas, fomos de casa para o escritório com pouco mais de 1,30 € de eletricidade. Valor que seria mais elevado, caso o carregamento fosse feito num posto da rede pública, onde as taxas e tarifas cobradas pelos operadores se sobrepõem aos custos de energia.

Por outro lado, caso o Eclipse tivesse recorrido ao motor a combustão para completar a viagem até fazer 100 km, a média final de consumo de gasolina situar-se-ia nos 2,0l/100 km.

É com base nestes números que, continuamos a considerar a tecnologia PHEV como a mais equilibrada e eficaz para quem pretende poupar, ser amigo do ambiente, mas ter toda a liberdade para viajar sem problemas de autonomia.

Voltando ao novo Eclipse, resta referir que a Mitsubishi dotou o modelo com excelente nível de equipamento e com os mais recentes e evoluídos sistemas multimédia, conectividade, de segurança e ajuda à condução:

• Sistema de Mitigação de Colisões Frontais (FCM)

• Sistema de máximos automáticos (AHB)

• Alerta de Desvio de Faixa (LDW)

• Sistema Ultrassónico de Mitigação de Aceleração Acidental (UMS)

• Sistema de prioridade à travagem

• Assistência à Travagem

• Sinalização de Travagem de Emergência (ESS)

• Controlo de Estabilidade e Tração (ASTC)

• Assistência ao Arranque em Subidas (HSA)

• Travão de Mão Elétrico com função Auto Hold

Ampliando este leque, o Eclipse Cross PHEV passa também a contar de série com o Sistema de Leitura de Sinais de Trânsito

O Eclipse Cross PHEV vai estar disponível em Portugal num único equipamento, eMOTION, cuja lista de equipamento é desde logo bastante extensa, englobando itens como faróis dianteiros (incluindo os de nevoeiro) totalmente em LED, jantes de 18" e pneus 225/55, barras de tejadilho, câmara traseira, bancos em pele e alcantara (os dianteiros aquecidos), head-up display, volante em pele com comandos áudio e Bluetooth, cruise control e limitador de velocidade, ar condicionado automático bi-zona, sistema SDA de 8", controlo remoto por smartphone, 7 airbags (condutor, passageiro, cortina, laterais e joelhos) e todos os sistemas de segurança já mencionados, em conjunto com toda a tecnologia PHEV da Mitsubishi Motors.

O preço da versão eMotion, a única comercializada entre nós, situa-se nos 46.728€, mas porque este é um modelo que beneficia de incentivos governamentais ao abrigo da fiscalidade verde, as empresas têm vantagens acrescidas e ainda uma campanha proporcionada pela marca, que propõe o modelo a preço canhão de 32.990€+IVA. Sem dúvida, a ter em conta!

Paulo Parracho