Novo Nissan Qashqai: Receita vencedora com mais equipamento e tecnologia

12-08-2021

Inaugurou, em 2007, o conceito crossover e somou sucessos de vendas. o Nissan Qashqai apresenta-se agora modernizado, sem motores diesel, mais equipado, confortável e requintado numa terceira geração que promete repetir o êxito das anteriores. (com vídeo)

Dizer que este é o melhor Qashqai de sempre pode parecer uma redundância, porque já foi dito no lançamento da geração anterior (esta é a terceira), mas é uma evidência a que não podemos fugir. A fórmula vencedora lançada pela Nissan em 2007 e que já tem mais de 3 milhões de unidades comercializadas (mais de 57 mil unidades vendidas em Portugal) entra na sua terceira geração mantendo a identidade de crossover, mas agora recheada de tecnologia, modernidade e algum requinte interior.

Mas, é sob a renovada carroçaria que encontramos as principais novidades, nomeadamente ao nível mecânico. Para a história ficam desde já as motorizações diesel, com o novo Qashqai a apresentar-se subordinado à tecnologia mild hybrid de 12 v, que confere apoio ao propulsor 1.3 turbo, nas variantes de 140 cv/240 Nm e 159 cv/260 Nm, esta também disponível com caixa automática Xtronic (de funcionamento eficaz e muito suave).

O sistema elétrico presta apoio nos arranques e acelerações e carrega nas travagens, permitindo uma redução de emissões e consumos.

Mais tarde, o Qashqai receberá o inovador grupo motopropulsor e-POWER, que junta as conhecidas vantagens de um automóvel elétrico, tais como aceleração linear e sem esforço e desempenho refinado, à vantagem de libertar o condutor da preocupação com o recarregamento. De facto, a bateria é carregada graças a um motor de 1.5 litros com três cilindros, turbo-comprimido e de compressão variável, que funciona silenciosamente em segundo plano sempre que é necessário carregar a bateria.

Para acomodar esta instalação única, a plataforma CMF-C foi concebida desde o início para alojar o conjunto de baterias no centro do piso, mas sem comprometer o espaço do habitáculo ou da bagageira.

Voltando aos modelos já em comercialização e que tivemos oportunidade de conduzir e ensaiar, destaque para a utilização da nova plataforma CMF-C, mais rígida, mas também mais leve, que permite um ajuste das suspensões, com eixo traseiro multilink nas versões com jantes de 20'' e nas 4x4 (ainda não disponíveis) e eixo de torção nas restantes, com reflexo no comportamento em estrada e, sobretudo, no conforto a bordo, mesmo em pisos mais exigentes.

Para maximizar a eficácia dos amortecedores, a sua orientação foi alterada para uma posição mais vertical. Esta configuração reduz o atrito e, portanto, otimiza o desempenho, assegurando uma melhor absorção dos choques e uma condução mais suave, além de proporcionar um melhor controlo de estabilização.

Depois, a qualidade dos interiores revela um salto qualitativo ao nível dos materiais, revestimentos e do próprio design. É também aqui que o novo Qashqai se distingue das gerações anteriores, apresentando um nível de equipamento e de sistemas de ajuda à condução ao nível dos modelos premium, logo nas versões de entrada.

Assim, o painel digital de instrumentos com 12,3'' (analógico na versão base) junta-se ao sistema multimédia NissanConnect em ecrã tátil de 9´´ na versão com GPS, WIFI, Android Auto, CarPlay, comandos vocais e assistente Google, a que ainda se pode juntar o head up display de 10,8''.

O novo Qashqai está equipado com a próxima geração da assistência ao condutor ProPILOT, proporcionando assistência ao condutor numa ampla variedade de circunstâncias. Denominado ProPILOT com Navi-link, o sistema foi concebido para reduzir o cansaço e o stress durante a condução, sendo extremamente intuitivo.

A lista de sistemas de ajuda ao condutor é vasta, com a versão base (Acenta) a disponibilizar cruise control adaptativo, câmara traseira, aviso de colisão com travagem de emergência, alertas de ângulo morto e de saída de faixa de rodagem, assistente de cruzamento com reconhecimento de peões e ciclistas, faróis automáticos full LED. As versões topo de gama chegam a ter bancos dianteiros com ajustes eléctricos e massagens, algo até agora apenas disponível em segmentos superiores.

Além das tecnologias de assistência ao condutor melhoradas, os ocupantes têm agora mais espaço no habitáculo e a bagageira aumentou a sua capacidade em 70 litros, dispondo agora de uns notáveis 504 litros.

A estrutura da gama para Portugal divide-se em quatro graus de equipamento: Acenta, N-Connecta, Tekna e Tekna+. Os preços recomendados de venda a público, incluindo as campanhas de lançamento em vigor, estão escalonados desde os 29 mil euros para a versão Acenta até aos 43 mil euros para o topo de gama Qashqai Tekna+ com caixa Xtronic. Oito pacotes adicionais de equipamento permitem que o cliente possa personalizar o seu novo Qashqai de acordo com as suas necessidades e preferências.