Novo Renault Arkana: o SUV Coupé com que muitos sonharam

06-08-2021

Com a chegada do Arkana, a Renault democratiza o conceito SUV coupé, até aqui só prometido por marcas premium. Depois do sucesso asiático, o Renault Arkana apresenta-se na Europa com o trunfo da tecnologia híbrida aliado a uma imagem musculada e moderna, para lá de um preço verdadeiramente concorrencial. (com vídeo)

Quando saímos para a estrada com o novo Renault Arkana, na primeira paragem numa área de serviço, não faltaram comentários em jeito de piropo. "Mas que carro é este? Parece um X... Não um C...". Não! É mesmo um Renault! O símbolo da marca que orgulhosamente cresceu no centro da grelha frontal não deixa dúvidas. 

Esta espécie de irmão do Kadjar, que também pode ser confundido com um Captur mais crescido, mas que é diferente de qualquer um dos dois e dos restantes elementos da gama compacta da marca (Mégane e Scénic), pode significar uma pedrada no charco por parte do construtor francês.

Tirando partido da plataforma modular CMF-B, que também é utilizada no Clio e no Captur, mas que aqui cresce para um modelo com 4.568 mm de comprimento, 1.571 mm de altura e distância entre eixos de 2.720 mm, e com uma altura ao solo de 200 mm, o Arkana é um SUV coupé de aspeto possante e musculado, fazendo-se notar por onde passa.

O seu tamanho dá-lhe, desde logo, um perfil mais fluído, enquanto as inserções cromadas, principalmente nas janelas, nas proteções das portas laterais e nos guarda-lamas dianteiros, servem para realçar a estatura do carro.

Com uma posição de condução elevada e confortável, muito espaço interior, sem prejudicar a capacidade da bagageira, e com um estilo distinto e inovador, o Novo Arkana garante excelente experiência de condução, especialmente com o design de acabamento R.S. Line. Uma referência também em segurança, já que foi distinguido com a pontuação máxima de 5 estrelas nos testes de colisão Euro NCAP.

Quanto a motores, todos beneficiam da mais recente tecnologia totalmente híbrida - E-TECH Híbrido 145 cv - e motores 1.3 TCe micro-híbridos de 12V, para além das versões de 140 cv e 160 cv (disponível brevemente).

O Novo Arkana é o quarto modelo da gama Renault (depois do Clio, Captur e Novo Mégane) a oferecer a versão R.S. Line, inspirada no ADN da Renault Sport e no icónico Novo Mégane R.S., capaz de combinar elegância com espírito desportivo. O design, mais ousado, é superiormente aprimorado pela cor Laranja Valência exclusiva da versão, bem como pelas aplicações negras e em metal escurecido, que embelezam a carroçaria e que incluem ainda a lâmina aerodinâmica inspirada no mundo da Fórmula 1. 

O para-choques apresenta inserções vermelhas e as jantes sombreadas são detalhes exclusivos da versão. O emblema "R.S. Line" foi incorporado na zona lateral dianteira, enquanto na secção traseira são as duas ponteiras de escape cromadas e uma embaladeira escurecida que sobressaem e que harmonizam, na perfeição, com o para-choques e a proteção anterior dianteira, vincando o carácter desportivo do design da versão.

Um pack de cor opcional sublinha, ainda mais, a aparência exterior do Novo Arkana R.S. Line: os para-choques dianteiro e traseiro e as embaladeiras laterais são pintadas na cor da carroçaria, ao passo que o teto e o spoiler traseiro passam a ser negros, neste último caso, com aspeto brilhante.

O habitáculo da versão R.S. Line tem várias características distintivas, com destaque para o acabamento tipo carbono no tablier e revestimentos das portas, uma faixa vermelha que percorre a parte superior do tablier e o teto em tecido negro. Elegantes e desportivos pespontos em vermelho embelezam o volante em pele, assim como os bancos em pele e tecido e painéis das portas, enquanto uma outra faixa vermelha acentua a cor nos cintos de segurança. A completar este pacote de equipamento, destacam-se também os pedais desportivos em alumínio, o comando da caixa específico (e-shifter) no caso da versão E-TECH Híbrida, e, por fim, os emblemas R.S. Line que simbolizam o acabamento.

A linha de acabamentos R.S. Line estará disponível no Novo Arkana equipado com motor híbrido E-TECH, assim como no TCe 140 a gasolina e no futuro TCe 160.

Consola central

A consola central oferece inúmeros espaços de arrumação, incorporando um carregador sem fios para o smartphone, além de uma rede para guardar objetos do lado do passageiro. Também acomoda travão de mão elétrico e automático, com função "auto hold", que está disponível desde o nível de equipamento de entrada. Nos níveis superiores, o Novo Arkana oferece um generoso ecrã vertical de 9.3'', sensível ao toque, que dá um toque mais vanguardista ao habitáculo (nos outros níveis de equipamento está disponível um ecrã horizontal de 7'').

Conforto e espaço

O condutor usufrui de uma posição de condução elevada para melhor conforto e ergonomia. De acordo com as opções selecionadas, os passageiros do banco traseiro podem tirar partido de um encosto de braços (rebatível) e das saídas de ventilação ajustáveis no painel traseiro da consola central. Todas as versões vêm equipadas com um purificador de ar incluído no sistema de ar condicionado.

O Arkana oferece uma habitabilidade referencial para um SUV destas caraterísticas, especialmente atrás, com 211 mm de espaço livre para as pernas - o maior do segmento. Os 305 mm de espaço para os pés também são referência na categoria, bem como a altura nos lugares traseiros, de 862 mm, valor significativo para um veículo de linhas desportivas.

A capacidade de carga é generosa, com uma bagageira de 513 litros de capacidade (480 litros na versão E-TECH Híbrido), com kit de reparação de pneus. Também conta com um fundo amovível que pode ser colocado na zona inferior para aumentar a capacidade de carga, ou no topo para suportar objetos ou bagagem mais pesada. Nesta configuração, o banco traseiro rebatível em 1/3 e 2/3, pode ser recolhido de forma a oferecer um piso totalmente plano.

A única oferta híbrida no segmento

O Novo Arkana está dotado da tecnologia E-TECH Híbrida da Renault, disponibilizando uma gama alargada de motorizações híbridas única no segmento: o E-TECH Híbrido de 145 cv de potência e as variantes TCe 140 e 160, com sistemas micro-híbridos de 12V, de elevado desempenho, para maior eficiência, capacidade de resposta e prazer de condução.

E-TECH Hybrid 145, o início da condução elétrica

Seguindo as "pegadas" do Clio e Captur, a Renault adota a mesma estratégia e integra o inovador sistema híbrido E-TECH no Novo Arkana.

A tecnologia híbrida é baseada numa revolucionária solução que foi sujeita a mais de 150 patentes e experiências dos especialistas da equipa Renault de Fómula 1, particularmente em termos de recuperação e regeneração de energia. O motor E-TECH Híbrido é baseado na arquitetura híbrida denominada "paralela em série", que traz múltiplas vantagens: oferece o máximo número de combinações possíveis entre o motor de combustão e o motor elétrico, maximizando a redução de emissões de CO2.

O motor E-TECH Híbrido 145 cv é composto pelo motor 1.6 litros a gasolina desenvolvido pela Aliança, que foi devidamente adaptado para a tecnologia híbrida e que tira partido de um filtro de partículas para limitar as emissões poluentes. Tem uma potência de 69 kW e é apoiado por dois motores elétricos - um elétrico 36 kW e um motor de arranque/gerador de alta voltagem 15 kW.

A evoluída caixa de velocidades multi-modos sem embraiagem e sincronizadores, completa a unidade motriz. A revolucionária combinação dos motores elétricos, com a caixa sem embraiagem e sincronizadores, otimiza e suaviza as passagens de caixa. Uma arquitetura que é sinónimo de poupança de combustível e que é fruto do trabalho e experiência da equipa Renault de F1.


Com a bateria de iões-lítio de 1,2 kWh (230 V) localizada por baixo da mala, o motor híbrido E-TECH garante uma significativa redução no consumo de combustível e das emissões de CO2. Com isso, é possível obter até 80% do tempo de condução urbana em modo 100% elétrico, para uma redução de 40% no consumo de combustível na cidade, comparativamente com um tradicional motor a combustão. O Novo Arkana E-TECH Híbrido apresenta um consumo de combustível combinado de 4,9 l / 100 km e emissões de CO2 de 108 g / km (valores WLTP).

Tal como num veículo elétrico, a bateria regenera energia durante as desacelerações e travagens, podendo ser recarregada também através do motor de combustão. Uma tecnologia que também otimiza a insonorização e o conforto de condução, assim como limita as perdas de energia.

No modo 100 % elétrico, o Novo Arkana E-TECH Híbrido pode circular a uma velocidade de até 75 km/h.

Este motor E-TECH Híbrido 145 cv está disponível para todas as versões do Novo Arkana, incluindo a versão R.S. Line, numa oferta que permite ao utilizador beneficiar de um estilo dinâmico e "atrevido", enquanto desfruta da tecnologia que garante a máxima eficiência e versatilidade.

TCe 140 e TCe 160: economia de combustível, agilidade e conforto

O novo Arkana está também disponível, na versão micro-híbrida do motor de quatro cilindros, 1.3 TCe, turbo e injeção direta. A micro-hibridização é obtida através de um sistema composto por um alternador/motor de arranque de elevada capacidade, associado a uma bateria de iões de lítio de 12V, posicionada sob o assento do passageiro.

Económico e de elevado desempenho, este motor a gasolina micro-híbrido garante verdadeiro prazer de condução, ao mesmo tempo que cumpre os mais elevados requisitos em termos de fiabilidade e durabilidade. Combinado com uma transmissão automática de dupla embraiagem EDC de 7 velocidades, está disponível em duas versões: 140 cv (no lançamento) e 160 cv.

A tecnologia de micro-hibridização de 12V do Novo Arkana beneficia do Stop & Start e garante a regeneração de energia durante as desacelerações. Também permite que o motor de combustão interna desligue durante as travagens. O alternador-motor de arranque e a bateria também auxiliam o motor nas fases de maior consumo de energia, ou seja, no arranque e na aceleração. Reduz os consumos de combustível até 8% e as emissões de CO2 até 8,5%, garantindo maior suavidade sempre que o motor reinicia a marcha e assegurando maior conforto na condução.

Este motor também está equipado com um filtro de partículas que remove partículas dos gases de escape, absorvendo-as numa estrutura microporosa, em forma de favo de mel, que se regenera, automaticamente, em intervalos regulares.

Na versão TCe 140 micro-híbrida, o Arkana oferece um binário de 260 Nm entre as 1,750 e as 3,500 rpm, representando um acréscimo de 20 Nm de torque.

O Arkana anuncia assim, economia, agilidade e prazer de condução, com um consumo de combustível combinado de 5,8 l / 100 km e emissões de CO2 de 131 g / km (valores WLTP).

Para quem procura mais dinamismo, o Arkana também adotará o motor micro-híbrido 1.3 TCe na versão de 160 cv. Esta versão reforçará o prazer de condução e a agradabilidade na entrega da resposta do motor, enquanto manterá sob controle o consumo de combustível e as emissões.

Assistência à condução a nível premium

O Arkana tem um painel de instrumentos digital a cores com 4.2'', 7'' ou 10.2'' (dependendo das versões) que oferece uma experiência de condução personalizada e intuitiva. Este é complementado por um ecrã central de 7'' ou 9.3'', o que coloca o Novo Arkana entre os recordistas do segmento em matéria de maior superfície de painéis digitais. A estes estão conectados os mais modernos sistemas de assistência à condução, incluindo o Highway & Traffic Jam Companion (assistente de condução em autoestrada e trânsito). Estes Avançados Sistemas de Assistência à Condução vêm em três versões - Condução, Estacionamento e Segurança - e, entre eles, formam a designação comercial Renault EASY DRIVE.

Para além de outros sistemas, como a travagem de emergência ou de ajuda ao estacionamento, destacamos o assistente à condução em autoestrada: combina o cruise-control adaptativo (com função Stop & Go) e a assistência à manutenção ativa na faixa de rodagem, que inclusivamente funciona em curva até um determinado nível. Controla a velocidade do automóvel dos 0 aos 160 Km/h e mantém as distâncias de segurança entre veículos, enquanto proporciona a função de manutenção na faixa de rodagem. Este sistema é particularmente útil em condições de tráfego muito intenso, por parar e arrancar, automaticamente, o motor ao fim de três segundos, sem qualquer ação por parte do condutor.

O Assistente à Condução em Autoestrada e trânsito oferece condução autónoma de nível 2, incrementando, significativamente, o conforto do condutor, enquanto este mantém as mãos no volante e os olhos na estrada.

Na estrada, os ajustes MULTI-SENSE permitem ao condutor escolher diferentes modos de condução: "My Sense" para uma utilização quotidiana, o "Eco" para garantir consumos ainda mais baixos e o "Sport", que combina as potências de todos os motores.

Em suma, uma excelente opção para um familiar com classe, mas também com espírito desportivo. Confortável, económico e a preço acessível, poderá bem ser um sucesso de vendas para a marca!