O cabaret mais antigo de Lisboa está de parabéns

21-11-2023

A 30 de novembro de 1949 abria portas o Maxime, um luxuoso cabaret de inspiração parisiense com orquestras e espetáculos coreográficos onde cantores, atores e bailarinos fizeram do seu palco casa.

Este ícone da noite lisboeta, considerado por muitos "o melhor cabaret de Lisboa de todos os tempos", nasceu no n.º 58 da Praça da Alegria e foi palco das mais grandiosas atuações, nacionais e internacionais, com uma atmosfera própria e, em muito, à frente do seu tempo. Neste espaço de entretenimento de Lisboa cantaram grandes nomes da canção portuguesa, como António Calvário, Simone de Oliveira, Tony de Matos e Alfredo Marceneiro, e atuaram grandes artistas como Raúl Solnado, José Viana e Gina Braga.

São 74 anos de histórias, memórias e vivências num espaço que faz parte da cidade de Lisboa e que continua a marcar por quem lá passa, dando a viver e a sentir Lisboa no conceito vibrante do cabaret.

O Maxime, hoje hotel e restaurante, é palco de experiências diferentes, envolventes e extravagantes, acolhe a diversidade do mundo e mantem viva a chama da Lisboa boémia.

O dia de aniversário, 30 de novembro, é celebrado com um Maxime Cabaret Show especial, extravagante e ousado, com artistas de renome internacional no palco do Maxime.

A noite conta com a presença de Agneta Linchevskaya, criadora do conceito de "erotismo aristocrático" e uma show-lady internacional itinerante; de Manu de La Roche, produtora do Porto Burlesque Festival, com um longo percurso na carreira de Burlesco Clássico, Fetichismo e Cyberlesque; de Vanity Redfire, fundadora de Voix de Ville, produtora de ínumeros espetaculos de cabaret; de Francisco Mousinho, o anfitrião ideal que alia a comédia, o storytelling e o teatro ao ilusionismo; de Ritto Wanderlust, pioneiro da arte boylesque em Portugal, com formação em teatro, ballet clássico, dança contemporânea e na arte de seduzir; e de Red Carmen, artista circense onde a fantasia, a acrobacia e a dança são os principais atributos.

Este vai ser um autêntico espetáculo de variedades, como o cabaret deve ser, onde os convidados podem desfrutar de um serão memorável. O jantar é o coprotagonista da noite, onde o destaque vai para a corvina acompanhada de camarão e aipo, o novilho em Porto com raízes da época e marmelo, e o parfait de caramelo salgado.