Oeiras acolhe primeira etapa do Campeonato de Portugal de Veículos Elétricos

15-06-2021

O primeiro campeonato nacional 100% elétrico vai começar com o Oeiras Eco Rally-Portugal, nos próximos dias 18, 19 e 20 de junho.

Esta prova está também integrada no campeonato FIA e é organizada pelo CCP em parceria com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). A quarta edição do Oeiras Eco Rally Portugal atenderá, como habitualmente, ao conjunto de duas componentes - regularidade e consumo - e terá classificativas em Sintra, Mafra e Oeiras.

O Oeiras Eco Rally-Portugal é uma prova realizada com o habitual apoio do Município de Oeiras e conta também com a colaboração dos Municípios de Sintra e Mafra. Oeiras Valley e PRIO, que apostaram desde o início nesta prova, continuam a ser os principais patrocinadores da iniciativa.

Inserido no Campeonato FIA Electric and New Energy Championship - campeonato organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) -, o Oeiras Eco Rally-Portugal é a terceira prova desta competição que já disputou o Eco Rally de la Comunitat Valenciana e o Czech New Energies Rallye.

Este ano, o Oeiras Eco Rally-Portugal bateu o recorde de participações de equipas estrangeiras e, devido à enorme afluência, a organização teve de encerrar prematuramente as inscrições para a prova. O campeão do mundo, o polaco Artur Prusak, participará no Oeiras Eco Rally-Portugal, mas desta vez como navegador do francês Alexandre Stricher. 

Também Elisabete Jacinto, conhecida piloto portuguesa de motos e camiões, fará a sua primeira experiência numa prova de regularidade de veículos elétricos, tendo ao seu lado a experiente navegadora Magda Ferreira.

Sairão vencedoras as equipas que, durante os três dias de competição, demonstrarem a melhor eficácia na gestão do consumo ao longo de todo percurso, assegurando a regularidade e evitando penalizações nos distintos controlos efetuados pela organização da prova

Uma estreia na história automóvel portuguesa

Em absoluta estreia para o automobilismo nacional, o primeiro "Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021", vai disputar-se em quatro eventos, na modalidade de regularidade com veículos 100% elétricos. 

Esta é uma competição aberta a participantes nacionais e estrangeiros, constituídos por equipas oficiais e privadas que utilizem veículos de turismo e soluções de mobilidade amigas do ambiente, através da qual a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) pretende modernizar e criar condições para uma sociedade mais sustentável. 

Com preocupações ambientais e ecológicas, este campeonato é inteiramente dedicado a veículos de estrada normais, sendo admitidos apenas veículos BEV (battery electric vehicle).

Tendo como promotores o CCP e Road-21 e com a forte parceria da UVE, a primeira etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias inicia-se em Oeiras e seguirá depois para outros pontos do país. Nos dias 24 a 25 de julho, a segunda etapa realiza-se em Proença-a-Nova que recebe a "Eco Race Proença-a-Nova" e nos dias 6 e 7 de novembro, na mítica Estrada Nacional 2, disputa-se a "Rota N2 Electric". 

O Campeonato termina com o "Circuito UVE", quarta etapa da competição cuja data de realização ainda está por definir.

Grande prémio

Uma das grandes novidades desta competição é que ao vencedor do Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021 será atribuída uma viagem à Formula E de Marraquexe 2022.

Medidas COVID-19 asseguradas

Todas as etapas do Oeiras Eco Rally-Portugal vão pautar-se pelo cumprimento das regras inerentes à estratégia de prevenção, contenção e mitigação da pandemia da Covid-19 que estiverem a vigorar à data e todos os intervenientes na prova serão testados na sexta-feira, de manhã.