Oeiras aposta no desporto inclusivo para crianças dos bairros municipais

12-01-2021

O Kickboxing e o Futsal são as duas modalidades desportivas que estão a ser disponibilizadas às crianças dos bairros municipais, no âmbito do Desporto Inclusivo dos Contratos Locais de Segurança (CLS) de Oeiras. O objetivo é a promoção de competências sociais e adoção de comportamentos saudáveis através da prática de atividade física.

No Bairro dos Navegadores, na freguesia de Porto Salvo, está a ser desenvolvido o projeto "Oeiras tem Kick", que oferece às crianças e jovens com mais de 7 anos de idade ali residentes a possibilidade de praticar Kickboxing nos seus tempos livres, não escolares. Isto contribui para potenciar o sucesso dos alunos, reduzindo o abandono escolar e constituir uma rede de apoio e interajuda que envolve as famílias, os atletas e a comunidade.

Os treinos, que são realizados três vezes por semana e quinzenalmente aos sábados, realizam-se nas instalações desportivas existentes no Bairro dos Navegadores, sendo que devido aos constrangimentos gerados pela pandemia as atividades decorrem, sempre que possível, no campo de jogos exterior.

"Academia de Futsal - Bairros sociais" é o outro projeto, que está a ser desenvolvido nos dois territórios de intervenção do CLS de Oeiras: Bairro de Habitação Municipal dos Navegadores e Bairros de Habitação Municipal de Carnaxide.

Realizado em parceria com o Centro Recreativo Leões de Porto Salvo (CRLPS), este projeto tem como principal objetivo potenciar o desenvolvimento pessoal e de competências sociais e desportivas nas crianças e jovens, moradores e residentes nas populações e comunidades, disponibilizando no próprio território e através dos equipamentos desportivos municipais (campos de futebol/futsal) existentes nesses mesmos territórios, sessões de treinos de Futsal ministrados, de forma gratuita, pelos treinadores/formadores da Academia de Futsal do CRLPS, numa perspetiva inclusiva e do desporto para todos.

Os treinos, em cada bairro, realizam-se duas vezes por semana, sendo uma hora por cada grupo (escalão) de atletas, perfazendo quatro horas por semana em cada bairro, utilizando os equipamentos municipais (campos de jogos - Futsal) e assente em metodologias e valores da ACADEMIA LPS, fomentando a prática do mini Futsal e incutindo hábitos e regras de vida saudável nos mais jovens.