Oeiras celebra Dia Internacional do Jazz

15-04-2019

Poesia e Jazz, com Nicolau Santos e Manuel Lourenço, no Templo da Poesia e dois concertos de jazz, do trio de Amaro Freitas e de Elisa Rodrigues, em Oeiras e Carnaxide, são as propostas para celebrar o Dia Internacional do Jazz em Oeiras.

No Dia Internacional do Jazz, 30 de abril, o Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, recebe, às 21:30, "O MEU PAÍS JÁ NÃO EXISTE", uma experiência que se traduz em poesia dita por Nicolau Santos sobre uma base musical de ambiente jazzístico da responsabilidade do Quarteto de Manuel Lourenço e da voz de Cláudia Franco. Uma ideia que junta temas dos grandes mestres do jazz, como Miles Davies, John Coltrane e Horace Silver, entre outros e inéditos de Manuel Lourenço às abordagens rítmicas e melódicas da poesia de grandes poetas portugueses, africanos e brasileiros como Mário Cesariny, Vasco Graça Moura, Almada Negreiros, Fernando Pessoa, Alexandre O'Neill, José Craveirinha, Alda Lara, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, entre outros, bem como poesia original de Nicolau Santos.

Também no dia 30, terá lugar um concerto de Amaro Freitas, às 22:00, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras. O trio de Amaro Freitas (piano), Jean Elton (baixo) e Hugo Medeiros (bateria) cruza elementos da cultura popular afro-brasileira com o jazz numa única espiral sonora, com temas como o baião de "Dona Eni", as vertiginosas "Coco Trupé" e "Mantra", a performance solo com "Lamento Sertanejo" de Dominguinhos, e um passeio pelo frevo" Encruzilhada", além do afro-jazz de "Afrocatu" e "Sangue Negro".

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Jazz, decorrerá um concerto de Elisa Rodrigues, no dia 3 de maio, às 22:00, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide. A cantora, que muitos já conhecem de "outros carnavais", apresenta As Blue As Red, um disco que contou com a inspirada produção de Luísa Sobral. Canções originais que abrem espaço ao instinto e ao gosto autoral da própria e que, em palco, vão ter a companhia de António Quintino (contrabaixo), Alexandre Alves (bateria), João Firmino (guitarra) e Margarida Campelo (teclados).

CONCERTO DE AMARO FREITAS*

30 ABRIL . TERÇA . 22H00

Auditório Municipal Eunice Muñoz, Oeiras

CONCERTO DE ELISA RODRIGUES*

3 MAIO . SEXTA . 22H00

Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide

*Bilhetes à venda nos locais habituais

7,50€ plateia, 6€ balcão

O MEU PAÍS JÁ NÃO EXISTE

Poesia & Jazz, com Nicolau Santos e Manuel Lourenço

30 ABRIL . TERÇA . 21H30

Templo da Poesia, Oeiras

Entrada livre sujeita à lotação da sala (100 pessoas).

Levantamento de senhas no dia do espetáculo, a partir das 20h00.