Oeiras: Dia Mundial da Língua Portuguesa celebrado com peça 'A Flor do Lácio' do Teatro Instável

04-05-2021

O Município de Oeiras vai celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa com o espetáculo "A Flor do Lácio - A Poesia da Língua Portuguesa em Concerto", do Teatro Instável, que terá lugar no dia 5 de maio, às 21H30, no Auditório do Templo da Poesia, localizado no Parque dos Poetas. 

Este concerto será apresentado presencialmente (através do levantamento de senhas e requerendo o cumprimento de todas as regras de segurança definidas pela DGS e IGAC) e em streaming na página de Facebook do Oeiras 27.

Este espetáculo é apresentado pelo Teatro Instável, uma estrutura teatral protagonizada por André Gago (voz e flauta), que se fará acompanhar pelos músicos Carlos Mil-Homens (percussão), João penedo (viola) e Pedro Dias (guitarra portuguesa).

Sinopse:

A Flor do Lácio assinala e celebra a receção da língua portuguesa como especiaria não declarada nos manifestos da carga transportada no bojo das caravelas e dos navios negreiros. Esse património comum e embarcadiço que, como outros bens, foi cultivado em todas as latitudes do mundo, é aqui relembrado através da poesia e dos cancioneiros, com especial relevo para o diálogo entre o Brasil e Portugal. Canções bem conhecidas do público convivem com textos e poemas que as inspiraram, e alguns poemas, porventura homenageiam a língua portuguesa, com André Gago (voz e flauta), Pedro Dias (guitarra portuguesa), João Penedo (viola) e Carlos Mil-Homens (percussão).