Olá Mercedes! O novo Classe A, o carro que até fala consigo...

16-07-2018

O novo Mercedes Classe A está aí, cheio de inteligência. Artificial, é certo.... Mas, este carro até fala connosco e pode ser excelente companhia durante uma viagem, mercê da panóplia de tecnologia que oferece e sobretudo pelos sistemas de segurança e auxílio à condução, pelo conforto a bordo e pelo prazer de condução que proporciona.

Saiba porquê:

Quando lançou a terceira geração do Classe A, a Mercedes-Benz democratizou o acesso à sua gama através da integração de um produto de alta qualidade num segmento tendencialmente mais acessível. O novo Classe A não foge à regra, mas eleva a fasquia, assumindo-se como referência na categoria dos compactos 'premium'.

O novo design torna o A um pouco mais comprido, mais largo e com maior distância entre eixos face à geração anterior, logo, com maior espaço interior e ganhos na capacidade da bagageira. O estilo é agora mais atlético e robusto, com destaque para pormenores como o novo desenho dos faróis e a grelha estilo diamante que, no seu conjunto, formam uma "frente tubarão" tipo CLS.

As cavas das rodas muito pronunciadas, complementadas com jantes de 16'' de série, mas que consoante os pacotes de equipamento podem ter 17 ou 18'' (no caso da linha AMG), dão o estilo jovem e desportivo tão do agrado dos apreciadores deste 'hatchback'.

No entanto, o que mais distingue o novo A é mesmo a tecnologia ou a inteligência artificial que equipa o modelo desde as versões de série. O sistema de infoentretenimento Mercedes-Benz User Xperience (MBUX) faz as delícias da criançada, diverte os mais velhos e, sobretudo, é um precioso auxiliar a bordo.

Basta pronunciar a frase "Olá Mercedes!" e uma simpática voz feminina dispõe-se a fornecer informações sobre trânsito, estado do tempo ou a encontrar pontos de interesse como restaurantes, farmácias, postos de combustíveis, entre muitos outros, na rota definida.

Podemos também pedir para abrir o tejadilho, ligar a climatização, escolher a estação de rádio ou até mudar a iluminação ambiente (64 cores disponíveis). A Mercedes responde positivamente a tudo e, quando não entende, pede para repetir ou então diz que não é possível satisfazer o pedido do condutor...

Para além disso, o sistema MBUX assenta em dois ecrãs de 7 ou 10 polegadas que se juntam num só, integrando o painel de instrumentos, controlados pelos 'touch-control' incluídos nos comandos do volante, tal como no Classe S, ou no novo 'touch-pad' instalado na base da consola central.

Todo este manancial de tecnologia estende-se aos sistemas de segurança e ajuda à condução, com o Classe A a dispor de tudo o que há de mais moderno, nomeadamente o sistema activo de condução, assistência e alerta de mudança de faixa de rodagem e controlo de distância para o veículo da frente, que permitem mesmo alguns momentos de condução praticamente autónoma.

Ao nível de motores, para já há apenas um bloco Diesel, o já conhecido 1.5 de 116 cv, de origem Renault, que equipa a versão 180d, e as unidades a gasolina 1.4 (A 200, de 163 cv) e 2.0 (A 250, de 224 cv), todas associadas a caixa automática de sete velocidades.

Nos ensaios realizados pelo Regiãonline, tivemos ocasião de testar o A 200, que potencia todos os argumentos dinâmicos do mais pequeno dos Mercedes e oferece enorme prazer de condução. É uma excelente opção para quem gosta de tirar partido de tudo o que um carro potente, seguro e com excelente comportamento dinâmico pode oferecer.

Mais moderado, o A 180d revela-se, contudo, muito competente, económico, capaz de satisfazer as necessidades de um carro familiar, para o dia-a-dia, seja para viagens longas ou para trajectos citadinos.

Os preços são iguais: Desde 31.450€ na versão de entrada, com três linhas de design e e equipamentos opcionais a ter em conta e que podem aumentar o preço final.

Paulo Parracho

Saiba mais sobre este modelo: