Orquestra Geração promove concerto de Natal na Amadora

04-12-2020

A Orquestra Municipal Geração Amadora (OMGA) atua no Cineteatro D. João V, na Damaia, no próximo dia 12 de dezembro (sábado), pelas 11h00, brindando a cidade com um Concerto de Natal.

Música de jovens para jovens, ou o desafio de mostrar os resultados de um projeto que usa a música como elemento para a integração e para o sucesso pessoal e escolar de muitas crianças e jovens que ao longo da escolaridade vão mudando atitudes e descobrindo novos interesses. Alguns destes jovens descobriram aqui a sua vocação, seguindo agora percursos académicos e profissionais no mundo da música.

O Projeto Geração | Sistema Portugal teve início em 2007 no Concelho da Amadora. Fruto do trabalho desenvolvido e dos resultados alcançados, no concelho da Amadora já se atingiu os níveis mais altos de desenvolvimento musical dos alunos, de forma a possibilitar a constituição de uma Orquestra Municipal - a OMGA. Esta formação é constituída pelos núcleos das três escolas no concelho que acolhem a Orquestra Geração, designadamente do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Agrupamento de Escolas Almeida Garrett e Agrupamento de Escolas Pedro D'Orey, e conta com o financiamento exclusivo do BNP Paribas e apoio da Câmara Municipal da Amadora.

«Neste concerto apresentamos obras para uma orquestra de cordas e sopros. Começamos por uma obra tocada pelos sopros e comemorativa desta época festiva, a do Natal. Segue-se a Passacaglia de GF Haendel (1685 - 1759) compositor alemão do período barroco que nasceu em Halle ( Alemanha) , trabalhou como violinista em Hamburgo, fez uma estadia de aprendizagem em Itália e tornou-se musico do eleitor de Hanôver que viria a ser o futuro rei Jorge I de Inglaterra para onde foi o nosso compositor. Haendel é sobretudo um compositor de operas, oratórios, peças para teclados - cravo e órgão, e varias peças de circunstância como a música para os Reais Fogos de Artificio ou a musica aquática. 

De Mozart apresentamos algumas arias da sua famosa opera a Flauta Magica numa versão para quarteto de cordas e voz feita por Johann Wendt (1745 - 1801) oboé da Orquestra Real da Corte de Viena. O concerto brandeburguês nº 3 de JS Bach (apresentado aqui numa versão para cordas e madeiras) faz parte de uma série de 6 concertos escritos para o eleitor de Brandeburgo (que veio a constituir o reino da Prússia). Segue-se do autor da célebre opera Carmen, Bizet, a Farandole da suite para a peça de teatro A Arlesiana. Para terminar voltamos ao espírito natalício com a interpretação do Jingle Bells.»

«Será a primeira apresentação pública deste projeto neste período de pandemia, o que aumenta o entusiasmo por parte de alunos e professores ao retomar dos ensaios e concertos. Tendo também como mote a audição das arias de Mozart nesta versão do séc. XIX, especialmente composta para poder ser tocada em casa de cada um de nós e que se enquadra no espírito familiar e Natalício.»

Texto: Orquestra Municipal Geração Amadora - OMGA

A Orquestra Geração/Sistema Portugal é um projeto sociopedagógico inspirado no conhecido El Sistema, da Venezuela. Tem como principal objetivo promover um desenvolvimento pleno das crianças e jovens, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, social e escolar, favorecendo a inclusão social em meios mais desfavorecidos e com menos oportunidades, através do ensino da música. 

Com base em parcerias, tanto institucionais como mecenáticas, e com o apoio pedagógico da Escola de Música do Conservatório Nacional, o projeto tem desenvolvido inúmeras propostas educativas e culturais, com resultados concretos. São muitos os alunos que hoje modificaram atitudes e enriqueceram os seus projetos de vida, bem como os que optaram por um futuro ligado à música, conseguindo o acesso a conhecidas escolas profissionais de música e ao ensino superior. 

O projeto recebeu, entre outras, as notáveis distinções: Prémio Nacional de Professores em 2010; Quadro de Excelência do Município da Amadora, 2011; foi considerado um dos 50 melhores projetos sociais da União Europeia em 2013 e 2014, Menção Honrosa da Fundação Mota Engil em 2017 e já em 2018 foi considerado projeto do ano pela AGEAS. Em dezembro de 2018 a Orquestra Geração foi laureada com a Medalha de Ouro Comemorativa do 50º. Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, atribuído pela Assembleia da República, pelo trabalho realizado junto das crianças, jovens e comunidades com quem trabalhamos. Já em 2019 foi galardoada com a Medalha de Mérito do Município da Amadora, atribuída aquando das comemorações dos 40 anos da fundação do Município. 

A Orquestra Geração tem sido convidada para eventos de índole nacional como a receção ao Presidente do Parlamento Europeu; Festival da UEFA; sessão de lançamento do programa de fundos europeus 20/20; comemorações oficiais dos 30 anos de entrada de Portugal para a Comunidade Europeia. Está representada no Sistema Europa, fazendo parte da direção deste organismo europeu que reúne projetos congéneres de vários países.