Otelo apresenta na Amadora livro de BD sobre golpe militar falhado que antecedeu 25 de abril

"Nascida das águas e o 16 de março de 1974" é o novo livro de banda desenhada de José Ruy sobre o golpe militar falhado na cidade das Caldas da Rainha, que vai ser apresentado na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, nesta quarta-feira, dia 24, pelas 18 horas, por Otelo Saraiva de Carvalho.

A nova edição da obra de banda desenhada do Mestre amadorense José Ruy conta a história do golpe militar falhado que decorreu nas Caldas da Rainha, e que antecedeu a Revolução dos Cravos.

Esta nova edição acrescida (a primeira foi lançada em 1999 pela Editora Asa) da História das Caldas da Rainha inclui o episódio da saída da coluna militar em 16 de março de 1974 com a intenção de derrubar o regime e acabar com a ditadura. Não tendo corrido como previsto serviu, ainda assim, de «balão de ensaio» para a nova ação que se realizou, com pleno êxito, 40 dias depois, em 25 de abril. São consultores científicos da obra, o Coronel Vítor Carvalho, na altura o Tenente que comandou a coluna militar, e o Coronel Otelo Saraiva de Carvalho, na época o Major envolvido na organização do movimento.

As informações fornecidas por estes militares enriquecem a obra com dados nunca divulgados, embora muito se tenha escrito e falado sobre o acontecimento.

É um livro a 4 cores lançado com a chancela da Âncora Editora.