Palácios e parques de Sintra reabertos aos público

05-04-2021

Os palácios nacionais da Pena, de Sintra e de Queluz, tal como os parques da Monserrate e da Pena, reabriram ao público nesta segunda-feira. Alguns serviços estão ainda condicionados, como as lojas e cafetarias, mas o essencial está garantido, assim como o transporte público do centro de Sintra para a serra.

A Parques de Sintra reabre ao público os parques e monumentos sob sua gestão, de acordo com a calendarização estabelecida pelo Governo com vista à reabertura faseada dos vários setores de atividade após o novo confinamento, motivado pela necessidade de inverter a tendência de evolução da COVID-19 no país.

Neste regresso à operação, a Parques de Sintra relança um conjunto diversificado de experiências, especialmente pensadas para que o público possa usufruir do património em segurança e agora otimizadas para ir de encontro às expectativas dos diferentes segmentos de público.

Haverá, no entanto, constrangimentos temporários no funcionamento de alguns serviços, devido às medidas de segurança sanitária em vigor. Os serviços de restauração estarão limitados na sua operação, funcionando apenas em regime de venda ao postigo ou com recurso a máquinas de venda automática para consumo nas esplanadas, e algumas lojas permanecerão encerradas. 

No caso específico da Escola Portuguesa de Arte Equestre, será retomado o programa "Manhãs da Arte Equestre", que, para já, decorrerá apenas no Páteo da Nora. Por fim, enquanto vigorar a obrigação de recolhimento a partir das 13h00 ao fim de semana, os parques e monumentos estão abertos ao público apenas de manhã ao sábado e ao domingo.

Como vem sucedendo desde o início desta crise sanitária, a Parques de Sintra continuará a acompanhar em permanência e com o maior cuidado a evolução da situação pandémica em Portugal, seguindo com rigor as recomendações da Direção-Geral da Saúde e implementando medidas que garantam a segurança de colaboradores e de visitantes. A empresa, detentora do selo "Clean and Safe" emitido pelo Turismo de Portugal, que certifica a aplicação de procedimentos seguros para prevenir a COVID-19, continuará a ajustar a sua operação de acordo com as diretivas das autoridades sanitárias, permanecendo atenta e empenhada em contribuir para o combate à pandemia.