Passa a palavra: Oeiras recebe festa de histórias, conversas, músicas e imagens

13-10-2021

De 18 a 24 de outubro, Oeiras vai encher-se de histórias, música, conversas e imagens. Pela quarta vez consecutiva, o festival internacional Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar acontece, no concelho de Oeiras, na sua maior edição de sempre.

Passa a Palavra! afirmou-se em quatro anos como uma referência no âmbito da narração oral em Portugal e volta a convocar à celebração das histórias, de quem as escuta, quem as conta, quem as entende, quem as inventa. O programa do festival traz propostas para todas as idades e atividades especialmente dedicadas a escolas e a seniores, durante 7 dias.

Este ano serão mais de 50 convidados, entre contadores nacionais e estrangeiros em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola, músicos, escritores, ilustradores, cientistas, pensadores e investigadores, num total de 40 sessões e serões de contos e também conversas, concertos, oficinas, espetáculos, animação de rua, o Mercadinho dos Ofícios do Livro e uma exposição de trabalhos de João Vaz de Carvalho.

Destaques para a participação do pioneiro da narração oral europeia, Abbi Patrix, assim como da Andante, Associação Artística, do escritor Valter Hugo Mãe, do músico Gonçalo Filipe de Sousa e dos contadores Rodorín, Ângelo Torres, Martha Escudero, Sophie Heydel e Thomas Bakk.

A conversa 'Celebrando António Torrado' será o pretexto para uma evocação do autor assegurada por Rui Marques Veloso e Inês Fonseca Santos. Merece também destaque o jantar-recital de homenagem a José Fanha, com leituras por Cristina Paiva, Paulo Condessa e pelo autor.

Como desde a primeira edição, o festival oferece uma programação especial para escolas e para um público sénior. Pela primeira vez nas atividades para as escolas, haverá este ano narração em línguas estrangeiras (espanhol, inglês e francês), para alunos do secundário.

Os fins de tarde acolhem os Ofícios da Palavra, ciclo de conversas dirigidas a profissionais, estudiosos e interessados pela linguagem, narração, literatura e ciência , na Galeria Municipal Verney.

À noite, a chamada é para o público em geral, com os serões de contos e espetáculos de música e poesia, no Auditório Municipal Eunice Muñoz.

Sábado e domingo, a programação preenche todo o dia, com epicentro no Mercado Municipal de Oeiras, mas tomando também as ruas, o comércio local, a Capela de Santo Amaro de Oeiras, a Galeria Municipal Verney e o Auditório Municipal Eunice Muñoz.

Durante o dia, há propostas simultâneas a obrigar a escolhas, mas à noite a programação é única e dispensa a dificuldade da opção.